Calendário Bolsa Família de Fevereiro: Veja datas

A nova rodada, em relação ao mês-base de fevereiro, será paga a partir do dia 16/2. Confira o calendário completo para os inscritos no Bolsa Família.

Os beneficiários do Bolsa Família, de acordo com o calendário oficial de pagamentos, devem começar a receber a nova rodada de fevereiro nesta semana, mais especificamente na sexta-feira, 16/2. Não há previsão de adiantamento para este mês.

continua depois da publicidade

Isso quer dizer que todos os inscritos, caso o governo não divulgue uma portaria contrária, irão receber o benefício conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). O escalonamento é feito em ordem progressiva, ou seja, do 1 ao 0. Mais detalhes logo abaixo.

Lembrando que, para ter direito ao programa, é necessário atender a alguns requisitos previstos em lei. O principal deles é o critério de renda: os cidadãos elegíveis devem possuir ganhos mensais de até R$ 218,00 per capita (por pessoa), além de ter registro no CadÚnico.

A seleção é feita de maneira automática pela equipe de Assistência Social do governo, considerando os dados atualizados que estão dispostos na base de informações. Mensalmente, os novos aprovados recebem correspondências com o comunicado sobre o parecer positivo.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite que está lendo a nossa matéria e não se esqueça de conferir mais conteúdos que já publicamos por aqui. Você encontra pautas voltadas para economia, curiosidades, tecnologia, dicas de estudo, regras explicadas de gramática, notícias de concursos abertos e mais.

Quando a consulta atualizada do Bolsa Família ficará disponível?

O governo federal disponibiliza uma plataforma de consulta aos beneficiários, sendo que ela é atualizada mensalmente com as informações sobre as rodadas de pagamentos. Em fevereiro, o sistema apresentará os dados consolidados do mês a partir desta semana.

continua depois da publicidade

Os cidadãos, portanto, terão a possibilidade de verificar o saldo em conta, calendário oficial de pagamentos, benefícios adicionais que foram incorporados ao valor da parcela e mais detalhes a respeito da situação do cadastro. Para a consulta, basta acessar o app do Bolsa Família.

Ele está disponível para download em celulares com sistemas Android e iOS. Também existe a opção de fazer a consulta pela própria plataforma do Caixa Tem e, por lá, os beneficiários conseguem realizar Pix e outras transações financeiras.

Em caso de qualquer dúvida, é possível entrar em contato diretamente com o setor de Assistência Social por meio do número 121. Informações voltadas para a Caixa, por sua vez, devem ser direcionadas para o telefone do banco, que atende pelo número 111.

continua depois da publicidade

Calendário Bolsa Família Fevereiro: datas atualizadas

Diferentemente de janeiro, não existe previsão para adiantamento das parcelas do mês-base de fevereiro. Durante a primeira rodada, o governo decidiu antecipar os pagamentos aos beneficiários que vivem em cidades cariocas onde houve decreto de calamidade/emergência.

Isso porque, em determinadas regiões do estado, as fortes chuvas prejudicaram inúmeras famílias, em especial aquelas que possuem baixa renda. Na época, os inscritos receberam os valores logo no primeiro dia do calendário, sem a necessidade de esperar o escalonamento.

Já em fevereiro, a decisão não foi levada adiante até o momento, o que indica que o cronograma será o mesmo que já havia sido aprovado anteriormente. Os valores devem ser pagos a partir desta sexta-feira, 16/2, em ordem baseada no último dígito do NIS:

  • NIS terminado em 1: 16 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 2: 19 de fevereiro de 2024.
  • NIS terminado em 3: 20 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 4: 21 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 5: 22 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 6: 23 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 7: 26 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 8: 27 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 9: 28 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 0: 29 de fevereiro de 2024.
Calendário oficial do Bolsa Família em 2024

Calendário oficial do Bolsa Família em 2024. Foto: Reprodução / Governo Federal

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade