Consulta BPC de Fevereiro pode ser feita pelo CPF; saiba como

BPC de fevereiro começará a ser pago no dia 23/2, sendo que a consulta atualizada estará disponível pela internet. Veja como funciona.

O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, já realizou todos os pagamentos do mês-base de janeiro aos inscritos no Benefício de Prestação Continuada, BPC. A partir de 23/2, o novo lote de depósitos começará a ser liberado, considerando a parcela de fevereiro do programa.

continua depois da publicidade

O calendário, confirmado pelo instituto, segue a lógica de meses anteriores. Ou seja, para consultar o valor que você tem direito, basta conferir o penúltimo dígito do seu NB (Número de Benefício). Aquele mesmo algarismo que aparecer antes do traço no documento.

Até porque ele é usado como referência para o escalonamento das datas. Mas e em relação à consulta atualizada? Já é possível verificar o status do benefício? Todo o procedimento pode ser feito pela internet, sem a necessidade de comparecer em agências - saiba mais na matéria.

Aproveite que está aqui e não deixe de explorar novos conteúdos que publicamos constantemente. Compartilhe as novidades com seus amigos. Cobrimos muito mais do que programas sociais: aqui, você se prepara com eficácia para concursos por meio de simulados gratuitos.

continua depois da publicidade
Leia também

Quem tem direito de receber o BPC em fevereiro?

Para receber a nova rodada de pagamentos, é necessário ter realizado o pedido junto ao Meu INSS, site ou aplicativo. O instituto demora, pelo menos, 45 dias para analisar as informações enviadas, bem como documentos comprobatórios das condições exigidas.

Em linhas gerais, é necessário ser idoso com pelo menos 65 anos de idade ou pessoa com deficiência de qualquer faixa etária. Ambos os grupos devem estar registrados no CadÚnico com dados atualizados, bem como ter renda per capita de até 1/ do salário mínimo vigente.

continua depois da publicidade

Quem já fez a solicitação do auxílio e obteve parecer positivo do instituto, confirmando a entrada na lista de contemplados, possivelmente terá o pagamento do mês-base de fevereiro na conta. Por outro lado, é preciso esperar a sua vez no escalonamento das datas.

Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento, especificamente pelo número 135 do INSS. O serviço funciona de segunda a sábado, exceto feriados, das 7h às 22h. Também existe a opção de entrar em contato com o Disque Social do governo pelo telefone 121.

Calendário BPC: quando a próxima rodada será paga?

O novo lote de pagamentos, que diz respeito ao mês-base de fevereiro, será pago a partir da segunda quinzena. Para mais mais preciso, a rodada começará em 23/2, considerando a ordem escalonada. Os primeiros serão aqueles com penúltimo dígito 1 no Número de Benefício.

continua depois da publicidade

Confira as datas oficiais e atualizadas a seguir:

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 23 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 27 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 28 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 29 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de março de 2024.
Calendário BPC

Consulte o calendário completo do BPC em 2024 e se planeje. Foto: Reprodução / INSS

Como consultar o BPC de fevereiro pelo seu CPF?

Aqueles que já foram aprovados na lista de beneficiários, por sua vez, podem realizar a consulta por meio do portal ou aplicativo Meu INSS. É necessário usar os mesmos dados cadastrados no site GOV.BR, tanto CPF quanto senha anteriormente escolhida pelo segurado.

Caso ainda não tenha, será preciso criar as informações de acesso antes de mais nada. Na página principal, o sistema terá uma cartela de opções com funcionalidades distintas, a depender do benefício. Basta buscar "Benefício de Prestação Continuada" para saber mais.

Outra forma de consultar é pela opção "Extrato de Pagamento", localizada no menu do portal ou aplicativo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade