BPC Fevereiro será pago antes ou depois do Carnaval? Veja datas

Com o Carnaval chegando, a pergunta fica: afinal, o BPC de fevereiro será antecipado devido às festividades? Veja calendário oficial em nossa matéria.

Quando começará o pagamento do mês-base de fevereiro para os inscritos no BPC, Benefício de Prestação Continuada? O INSS já anunciou o calendário oficial para os novos depósitos e, em nossa matéria, você confere todas as datas oficiais para já se organizar de antemão.

continua depois da publicidade

Com valor de R$ 1.412,00 em 2024, a parcela é destinada para idosos com pelo menos 65 anos de idade, além de pessoas com deficiência de qualquer faixa etária. Ambos os grupos devem ter renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente para solicitarem a entrada.

O pedido do benefício pode ser feito pelo portal ou aplicativo do Meu INSS, ou seja, sem a necessidade de comparecer às agências do instituto. Basta entrar no sistema com os dados cadastrados pelo GOV.BR e preencher as informações no campo da solicitação do BPC.

Geralmente, o instituto tem o prazo médio de 45 dias para analisar os documentos enviados e atestar a elegibilidade ao benefício. No caso dos PcDs, é comum solicitar o agendamento da perícia médica. O status do benefício também poderá ser consultado pelo portal Meu INSS.

continua depois da publicidade
Leia também

Em nossa matéria, você confere o calendário BPC de Fevereiro com as datas atualizadas. Também vamos discorrer sobre as regras do auxílio para que você fique por dentro do assunto. Não deixe de explorar outros conteúdos também, como notícias de concursos abertos no país.

Quem poderá ter o valor do BPC de Fevereiro antes da hora?

Apesar de o instituto ter definido o calendário de pagamentos do BPC de Fevereiro, que deve começar no dia 23/2, alguns inscritos podem solicitar o adiantamento da parcela pelo portal Meu INSS. A medida vale para beneficiários que moram em cidades do Rio de Janeiro.

continua depois da publicidade

Mais especificamente, aquelas onde houve declaração de estado de calamidade pública ou emergência devido às fortes chuvas. Esse público teve o direito de receber o lote de janeiro antes do prazo e, também, podem solicitar o adiantamento de mais uma parcela, caso queiram.

Ou seja, é possível, nesse caso, receber o pagamento antes mesmo do Carnaval. Para isso, como explicamos, é necessário avaliar a possibilidade e, se for necessário para o momento, pedir a antecipação. Lembrando que será preciso fazer o reembolso em até 36 meses.

Não haverá necessidade de pagar juros ou taxas adicionais, conforme explicou o governo federal. Para os beneficiários que vivem em outras cidades, o calendário de pagamentos continua o mesmo: escalonamento de acordo com o penúltimo dígito do NB (Número de Benefício).

continua depois da publicidade

Calendário BPC Fevereiro: datas oficiais para consultar

Para os demais inscritos no BPC que não vivem em cidades do Rio de Janeiro onde houve decreto de calamidade, a lógica continua a mesma. Ou seja, o calendário de pagamentos não será antecipado e, portanto, o lote de fevereiro começará no dia 23/2. Confira as datas oficiais:

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 23 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 27 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 28 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 29 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de março de 2024.
Calendário BPC

Calendário completo do BPC para 2024. Foto: Reprodução / INSS

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade