Antecipado? Bolsa Família de Fevereiro será pago na segunda, 12?

Existe a possibildade de o Bolsa Família de fevereiro ser pago antes da hora? Confira, a seguir, todas as informações que sabemos até o momento.

Com a antecipação no calendário de pagamentos do Bolsa Família durante o mês-base de janeiro, muitos beneficiários estão se perguntando sobre a possibilidade de a mesma decisão ser mantida para o novo lote de depósitos, que será paga ao longo de fevereiro.

continua depois da publicidade

O governo federal, durante a primeira rodada do ano, decidiu adiantar os valores para os inscritos que moram em cidades do Rio de Janeiro onde houve decreto de calamidade pública ou emergência/urgência devido às fortes chuvas que causaram prejuízos a curto e longo prazo.

Para esse público em específico, os pagamentos foram feitos no primeiro dia do calendário de janeiro, tudo de uma vez e sem a necessidade de esperar pelo escalonamento das datas, que geralmente ocorre por meio do último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

Outras medidas também foram levadas adiante na época para reforçar o assistencialismo, como a antecipação para os cidadãos que recebem o BPC do INSS e a possibilidade de resgatar uma parcela adicional antes do prazo regular de pagamento. Mas e em fevereiro, como fica?

continua depois da publicidade
Leia também

Em linhas gerais, é importante frisar que o governo federal não emitiu nenhum decreto ou portaria para prolongar o adiantamento do Bolsa Família. Isso quer dizer, portanto, que não houve anúncio que confirme qualquer tipo de mudança no calendário - saiba mais a seguir.

Quando o Bolsa Família geralmente é antecipado?

A antecipação do calendário de pagamentos geralmente acontece quando existe algum desastre ou imprevisto que prejudique beneficiários de terminada localidade do país. Mas, para garantir o adiantamento para os grupos afetados, o governo precisa anunciar a decisão.

continua depois da publicidade

Quando não há qualquer decreto ou portaria que legimite a mudança, as datas continuam sendo as mesmas aprovadas anteriormente, considerando a lógica de repasses que não mudou do ano passado para cá. Fora isso, também existe uma regra excepcional para dezembro.

Devido às festividades do final de ano, o governo paga a última parcela antes do prazo costumeiro; ou seja, ainda na primeira quinzena de dezembro. E essa é apenas uma exceção, já que o mesmo não ocorre no caso das celebrações envolvendo o Carnaval, por exemplo.

Existe a possibilidade de adiantamento da parcela de fevereiro?

Considerando que já estamos nos aproximando dos pagamentos do mês-base de fevereiro, é improvável que ocorra alguma mudança substancial no calendário de depósitos. A menos, portanto, que o governo decida garantir o adiantamento para determinados beneficiários.

continua depois da publicidade

Isso no caso de algum desastre natural ou algo nesse sentido que acenda um sinal vermelho para o segmento de Assistência Social, no sentido de amparar as famílias de baixa renda que ficaram prejudicadas com infortúnios. De qualquer forma, o anúncio é feito pelo próprio governo.

Como isso ainda não aconteceu, pelo menos até o momento, o cronograma de fevereiro permanece inalterado para todas as famílias que recebem as parcelas, com valor mínimo de R$ 600,00. Confira todas as datas oficiais e que já haviam sido divulgadas anteriormente:

  • NIS terminado em 1: 16 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 2: 19 de fevereiro de 2024.
  • NIS terminado em 3: 20 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 4: 21 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 5: 22 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 6: 23 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 7: 26 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 8: 27 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 9: 28 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 0: 29 de fevereiro de 2024.
Calendário oficial do Bolsa Família em 2024

Calendário oficial do Bolsa Família em 2024. Foto: Reprodução / Governo Federal

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade