Calendário INSS Fevereiro: nova rodada já tem datas oficiais

Aposentados, pensionistas e inscritos no BPC já podem consultar o calendário INSS de Fevereiro com todas as datas de pagamento. Confira a seguir.

Você está aguardando a nova rodada do seu benefício? A boa notícia é que o INSS já anunciou o calendário de pagamentos do mês-base de fevereiro para aposentados, pensionistas e inscritos no BPC. Os valores devem ser liberados a partir do dia 23/2, conforme escalonamento.

continua depois da publicidade

Para verificar o dia em que você irá receber a parcela, basta verificar o seu penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). É o mesmo que fica antes do traço, a exemplo do algarismo negritado a seguir: 000.000.000-0. Ele é usado como referência na organização das datas.

O reajuste anual dos pagamentos já foi incorporado pelo INSS. Aqueles que recebem o valor que corresponde ao piso nacional, portanto, farão jus à parcela de R$ 1.412,00 em fevereiro. Agora, a lógica é diferente para segurados que têm direito a valores superiores.

Nesse caso, foi definida somente uma correção conforme o acumulado do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, de janeiro a dezembro de 2023. Ou seja, o reajuste ficou na faixa de 3,71%, e a consulta do valor atualizado pode ser feita pelo site ou app Meu INSS.

continua depois da publicidade
Leia também

Em nossa matéria, você confere todas as datas de pagamento que foram confirmadas pelo INSS para o mês-base de fevereiro. Aproveite que está aqui e não se esqueça de explorar mais conteúdos, como dicas de estudo, curiosidades, notícias de concursos abertos e muito mais.

Agências do INSS abrem ou não durante o Carnaval?

Caso você precise de algum atendimento presencial junto ao INSS, saiba que as agências não deverão funcionar durante as festividades do Carnaval. O órgão ficará fechado nos dias 12 e 13 de fevereiro; segunda e terça-feira, respectivamente, devido aos pontos facultativos.

continua depois da publicidade

Ou seja, o INSS decidiu dispensar o expediente nas datas citadas. Também não haverá funcionamento na Quarta-Feira de Cinzas, 14/2, pelo menos até 14h. O atendimento será retomado após esse horário, menos no caso do administrativo, que só funciona até 13h de toda forma.

Durante o Carnaval, será possível acessar todos os serviços automatizados e digitais que estão disponíveis no site ou aplicativo do Meu INSS. Os cidadãos poderão solicitar o BPC, por exemplo, consultar valores, verificar calendário de pagamentos e assim por diante.

Calendário INSS Fevereiro: datas da nova rodada

Os pagamentos do INSS foram escalonados de acordo com o penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). É aquele algarismo que fica antes do traço no documento. Existem, ao todo, dois cronogramas: o primeiro é feito para quem recebe até um salário mínimo.

continua depois da publicidade

Já o segundo é destinado aos segurados que fazem jus a valores acima do piso nacional. Confira, abaixo, todas as novas datas de pagamento para mês-base de fevereiro de 2024:

Para quem recebe até um salário mínimo

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 23 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 27 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 28 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 29 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de março de 2024.

Para quem recebe benefício acima do salário mínimo

  • Penúltimo dígito 1 ou 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 ou 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 ou 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 ou 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 ou 0 do NB: 7 de março de 2024.
Calendário INSS 2024

Calendário INSS 2024. Foto: Reprodução / INSS

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade