Calendário do Bolsa Família de Fevereiro: Confira as Datas

Bolsa Família de Fevereiro começará a ser pago no dia 16/2. Novo lote já tem todas as datas confirmadas. Confira o calendário da rodada a seguir.

Fevereiro já chegou e, com ele, uma nova rodada de pagamentos do Bolsa Família. Com valor mínimo de R$ 600,00, as parcelas serão pagas a partir do dia 16/2. O Calendário Bolsa Família Fevereiro foi organizado de acordo com o último dígito do NIS dos beneficiários.

continua depois da publicidade

O que isso quer dizer? Os inscritos no programa, assim como vinha acontecendo nos últimos meses, terão o valor depositado em conta a partir daquele algarismo final que aparece no documento: do 1 ao 0, sendo escalonado de maneira ordenada - mais detalhes a seguir.

A lista de contemplados no benefício é atualizada mensalmente pelo governo federal. Para isso, a equipe utiliza alguns critérios como referência durante a seleção, como renda per capita e averigação dos dados junto ao CadÚnico. E a consulta pode ser feita pela internet.

Aproveite que está aqui e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Temos de tudo um pouco para além de programas sociais, como dicas de estudo, curiosidades, tecnologia, economia, regras de gramática e notícias de concursos abertos no país.

continua depois da publicidade
Leia também

Quais são os critérios para ser aprovado no Bolsa Família em 2024?

A principal exigência está ligada com os ganhos mensais dos cidadãos. Ou seja, é necessário ter renda per capita de até R$ 218,00. Fora isso, todos devem estar registrados no Cadastro Único (CadÚnico) com dados atualizados há, pelo menos, 24 meses, conforme regras oficiais.

Ambos os critérios são usados como referência pelo governo na hora da seleção dos contemplados no programa. Geralmente, a análise prévia é feita de maneira automatizada a partir de uma consulta no CadÚnico e, se for o caso, outros detalhes são olhados manualmente.

continua depois da publicidade

A decisão final pode ser comunicada via correspondência, por isso da necessidade de manter as informações atualizadas na base de dados, como o endereço residencial. Além do mais, a consulta pode ser feita diretamente pelo aplicativo do programa (para Android e iOS).

Dúvidas, inclusive, devem ser sanadas pelo Disque Social do governo, especificamente por meio de ligações para 121. Se for o caso, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 111. Abaixo, mais informações sobre o novo calendário.

Por que o Bolsa Família de Fevereiro não será pago antes do Carnaval?

A antecipação do Bolsa Família somente ocorre de maneira excepcional, como é o caso de calamidades públicas em algumas cidades ou estados. Nesse caso, o governo avisa com antecedência da decisão, liberando os saques para os beneficiários afetados por desastres.

continua depois da publicidade

Outra exceção diz respeito ao mês-base de dezembro. Geralmente, os valores são concedidos mais cedo devido às festividades de final de ano, quando existe a necessidade de adiantar as parcelas para amenizar os gastos a serem enfrentados em razão do momento excepcional no país.

Fora isso, é aplicada a lógica regular de pagamentos: sempre nos últimos dias úteis do mês, com base no último dígito do NIS, ou seja, Número de Identificação Social dos beneficiários. A rodada de fevereiro começará a ser paga no dia 16/2, conforme calendário a seguir.

Calendário Bolsa Família Fevereiro: todas as datas atualizadas

O calendário Bolsa Família Fevereiro já foi definido pelo governo federal e, caso não haja nenhuma antecipação das datas, todos os beneficiários devem receber o valor do mês-base dentro da mesma lógica de pagamentos. Confira o cronograma completo:

  • NIS terminado em 1: 16 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 2: 19 de fevereiro de 2024.
  • NIS terminado em 3: 20 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 4: 21 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 5: 22 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 6: 23 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 7: 26 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 8: 27 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 9: 28 de fevereiro de 2024;
  • NIS terminado em 0: 29 de fevereiro de 2024.
Tabela com datas de pagamento do Bolsa Família em 2024

Calendário oficial do Bolsa Família em 2024. Foto: Reprodução / Governo Federal

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade