Kit Antena Digital Gratuita 2024: saiba como pedir em Janeiro

A parabólica tradicional deixará de funcionar com a chegada do 5G nos municípios brasileiros. Por isso, é necessário fazer a troca para o kit de antena digital.

Em breve, as parabólicas tradicionais devem parar de funcionar devido à chegada do 5G no país. A troca para o kit de antena digital se faz necessária para evitar interferências, imagens travadas, queda de sinal, chiado e outros tipos de problemas nos canais abertos de TV.

continua depois da publicidade

Inclusive, um grupo específico de pessoas tem o direito de receber o equipamento de maneira gratuita. Basta atender aos critérios exigidos pelo governo federal e, por sua vez, realizar o agendamento com o técnico pela internet ou telefone. Vamos explicar mais detalhes na matéria.

Aproveitando a sua visita, que tal conferir outros conteúdos que já publicamos? Temos de tudo um pouco para reforçar os seus conhecimentos, além de te manter atualizado sobre economia, tecnologia, educação e concursos abertos no país. Fique informado conosco.

Leia também

Quem tem direito ao kit de antena digital gratuita em 2024?

De acordo com o governo federal, a troca dos equipamentos por antenas digitais pode ser feita de maneira gratuita aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), desde que assistam TV por meio de parabólicas tradicionais. E por que fazer a substituição?

continua depois da publicidade

A medida é recomendada pois os meios convencionais deixarão de funcionar no país. O equipamento antigo sofrerá possíveis interferências de sinais da TV assim que a tecnologia 5G for ativada na cidade ou respectivo estado. Isso acontece por um motivo bem específico.

As parabólicas tradicionais operam na mesma frequência do 5G, chamada de Banda C, o que tende a causar os problemas de sinais na TV antiga. Já o kit de antena digital funciona a partir de uma outra faixa, Banda Ku, que evita qualquer tipo de interferência entre os meios.

Até o momento, cerca de 3.000 cidades brasileiras já contam com a tecnologia 5G implementada, alcançando mais de 172 milhões de pessoas. A adaptação está sendo feita de maneira progressiva, com prioridade para municípios com mais de 500 mil habitantes.

continua depois da publicidade

Portanto, mais de 81% dos brasileiros passaram a ter acesso à nova tecnologia, o que reforça a necessidade de trocar a parabólica antiga o quanto antes. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que 3.678 municípios, no total, terão o 5G em junho de 2024.

Saiba como solicitar a troca do equipamento em janeiro

Como informado pelo governo federal, a troca gratuita para inscritos do CadÚnico pode ser solicitada da seguinte maneira:

  • Acesse o site Siga Antenado para obter mais informações a respeito do kit gratuito de antena digital;
  • Na página, preenche seus dados básicos que serão solicitados, como CPF e NIS (Número de Identificação Social);
  • Caso seu nome seja encontrado no banco de dados, você poderá responder as perguntas de um formulário;
  • Se tudo der certo, a página te redirecionará para um chat em que você escolherá o melhor dia para o agendamento da instalação.

Os interessados em realizar a troca também podem solicitar o procedimento pelo número 0800-729-2404 do Siga Antenado, que também funciona como WhatsApp. Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com o Disque Social do governo brasileiro pelo número 121.

continua depois da publicidade

Vale salientar que a Siga Antenado é uma entidade administradora da faixa, que foi criada pela própria Anatel.

Leia também

Concursos em sua
cidade