O Cadastro Único do Governo Federal, também conhecido como CadÚnico, é um sistema que mapeia as famílias que estão em estado de vulnerabilidade no país. Representa uma forma de identificar pessoas elegíveis a programas sociais, como Bolsa Família e BPC.
Ainda em setembro, o Ministério da Cidadania informou quais são os beneficiários que devem realizar a revisão cadastral na base de dados e, ainda, divulgou um calendário de bloqueio e cancelamento, caso o procedimento não seja feito no tempo definido pelo governo federal.
Aqueles com CadÚnico desatualizado desde 2018 ou ano anterior foram os primeiros a serem chamados. Houve o bloqueio em outubro para quem não regularizou a situação, sendo que o cancelamento estava previsto para novembro. Outro grupo também foi convocado.
Em contrapartida, os prazos foram definidos de maneira diferente. Você confere todos os detalhes em nossa matéria para ficar por dentro do assunto. Aproveite e compartilhe o conteúdo com amigos e familiares que precisam saber disso o quanto antes.
Quem precisa atualizar o CadÚnico até janeiro de 2024?
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, as famílias com CadÚnico desatualizado desde 2019, ou seja, há quatro anos, foram convocados para realizar o procedimento de revisão cadastral e, assim, regularizar a situação junto ao governo brasileiro.
Quem não revisar os dados até janeiro do ano que vem, por sua vez, terá o benefício bloqueado, independentemente do programa social que era elegível. Caso a situação não evolua em fevereiro de 2024, haverá o cancelamento definitivo do cadastro e dos repasses mensais.
Como revisar os dados para evitar o bloqueio
As famílias que precisam revisar o CadÚnico podem comparecer à unidade onde o cadastro foi originalmente feito. É possível que, na ocasião, o atendente solicite alguns documentos, como comprovante de endereço, CPF e outros para atestar os dados a serem atualizados.
Mais informações também pode ser consultadas em Centros de Referência de Assistência Social (CRAs). Em caso de mais dúvidas, os interessados também têm o direito de ligar para o Ministério da Cidadania por meio do telefone 121; telefonema gratuito para todo o país.
Prazo para exclusão dos cadastros
O Ministério da Cidadania também divulgou o prazo em que os cadastros serão definitivamente excluídos da base de dados do CadÚnico. Aqueles convocados que não tiverem feito o procedimento em tempo hábil, por sua vez, não terão mais registro a partir de junho de 2024.
Por isso, é importante fazer a revisão cadastral o quanto antes para evitar bloqueio, cancelamento ou até mesmo exclusão de programas sociais.