O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já começou a realizar os pagamentos dos benefícios de outubro para aposentados, pensionistas e inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada). Como de costume, o calendário funciona por meio de duas lógicas diferentes.
O primeiro cronograma diz respeito aos segurados que recebem até um salário mínimo. Para este grupo, os pagamentos já estão sendo devidamente feitos. Nesta quarta, 26/10, aqueles que possuem o penúltimo dígito 1 no NB (Número de Benefício) fizeram jus aos valores.
Já o segundo calendário do INSS é direcionado para aposentados e pensionistas que têm direito a quantias acima do piso nacional. Neste caso em específico, o lote do mês-base de outubro começará a ser depositado no dia 1º de novembro.
Vale lembrar que o 13º salário do INSS foi antecipado em 2023 e, por isso, não haverá uma nova rodada no final do ano. A gratificação é pago aos aposentados e pensionistas, com exceção de quem recebe o BPC por ter caráter apenas de auxílio assistencial, e não remuneratório.
Em nossa matéria, você confere como é possível consultar o benefício do INSS e, também, elencamos todo o calendário atualizado de pagamentos do mês-base de outubro. Compartilhe a matéria com outras pessoas para que todos fiquem por dentro do assunto.
Consulta do benefício do INSS pode ser feita pela internet
Caso tenha dúvidas sobre o valor da parcela de outubro, é possível realizar a consulta diretamente pela internet. Basta acessar o site “Meu INSS” ou aplicativo correspondente, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.
Mais informações também podem ser obtidas por meio da central de atendimento do instituto. Para isso, será necessário ligar para o telefone 135 em dias úteis, das 7h às 22h. No caso do BPC, é possível sanar dúvidas junto ao Ministério da Cidadania pelo número 121.
Calendário oficial do INSS: mês-base de outubro
Como explicamos anteriormente, existem dois cronogramas distintos para os pagamentos dos benefícios do INSS: um para quem recebe até um salário mínimo, enquanto o outro é destinado aos segurados que fazem jus a valores acima do piso nacional.
Nesta quinta-feira, 26/10, haverá liberação da parcela para aqueles que recebem até um salário mínimo e possuem penúltimo dígito 2 no NB (Número de Benefício). Confira os cronogramas completos e oficiais do instituto, que dizem respeito ao mês-base de outubro:
Datas para quem recebe até um salário mínimo como benefício do INSS
- NB com penúltimo dígito 1: 25 de outubro (pago);
- NB com penúltimo dígito 2: 26 de outubro (a ser pago nesta quinta-feira);
- NB com penúltimo dígito 3: 27 de outubro;
- NB com penúltimo dígito 4: 30 de outubro;
- NB com penúltimo dígito 5: 31 de outubro;
- NB com penúltimo dígito 6: 1º de novembro;
- NB com penúltimo dígito 7: 3 de novembro;
- NB com penúltimo dígito 8: 6 de novembro;
- NB com penúltimo dígito 9: 7 de novembro;
- NB com penúltimo dígito 0: 8 de novembro.
Para quem recebe acima de um salário mínimo
- NB com penúltimo dígito 1 ou 6: 1º de novembro;
- NB com penúltimo dígito 2 ou 7: 3 de novembro;
- NB com penúltimo dígito 3 ou 8: 6 de novembro;
- NB com penúltimo dígito 4 ou 9: 7 de novembro;
- NB com penúltimo dígito 5 ou 0: 8 de novembro.