Em entrevista à nossa equipe, a assessoria da Caixa Econômica Federal informou que a próxima rodada do Auxílio Gás será paga neste mês de outubro. As datas seguem a mesma lógica do cronograma do Bolsa Família, ou seja, conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
De acordo com as regras do programa, o valor da parcela corresponde ao preço integral do botijão de gás. A lista de elegíveis ao Auxílio Gás contempla inscritos no CadÚnico com renda per capita de até meio salário-mínimo, além de famílias com integrantes do BPC.
O Ministério da Cidadania faz uma análise mensal para verificar quem passou a ter direito ao benefício. E a consulta da situação, por sua vez, pode ser feita diretamente pela internet. Será necessário informar alguns dados pessoais, como o seu CPF.
Lembrando que o valor do Auxílio Gás depende do preço atualizado do botijão no país. Por isso, somente saberemos a quantia exata no início dos pagamentos do benefício. Em nossa matéria, você confere o calendário e como consultar o Auxílio Gás pelo CPF.
Calendário do Auxílio Gás de outubro
O calendário do Auxílio Gás é o mesmo do Bolsa Família. As datas variam conforme o último dígito do NIS dos beneficiários. Dessa maneira, aqueles que têm NIS final 1 recebem o benefício no dia 18/10. Todos os repasses serão feitos até o dia 31 do mesmo mês.
Confira o calendário oficial de pagamentos:
- NIS final 1: 18 de outubro de 2023;
- NIS final 2: 19 de outubro de 2023;
- NIS final 3: 20 de outubro de 2023;
- NIS final 4: 23 de outubro de 2023;
- NIS final 5: 24 de outubro de 2023;
- NIS final 6: 25 de outubro de 2023;
- NIS final 7: 26 de outubro de 2023;
- NIS final 8: 27 de outubro de 2023;
- NIS final 9: 30 de outubro de 2023;
- NIS final 0: 31 de outubro de 2023.
Como consultar o valor e mais informações do benefício
A consulta do Auxílio Gás pode ser feita pelo aplicativo oficial do Bolsa Família, que está disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS. Será possível ver o valor da parcela, se você está elegível ao pagamento e mais informações relacionadas ao programa.
Outros detalhes também pode ser obtidos pelo número 121 do Ministério da Cidadania. Em caso de mais dúvidas, entre em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal por meio do número 111.
Lembrando que o ingresso no CadÚnico não garante a elegibilidade ao Auxílio Gás. O Ministério da Cidadania é responsável por selecionar as famílias contempladas, conforme os critérios associados ao programa social.