CadÚnico: veja quem precisa atualizar cadastro neste mês

O CadÚnico é a porta de entrada para diversos benefícios do governo, como Bolsa Família, BPC e Auxílio Gás.

O CadÚnico é base de dados do governo brasileiro que serve para mapear as famílias que estão em situação economicamente vulnerável. Com isso, é possível direcionar programas sociais para quem precisa, no sentido de amenizar as desigualdades sociais no país.

continua depois da publicidade

Mas o ingresso no Cadastro Único não garante acesso imediato a todos os benefícios assistenciais. Cada um dos programas conta com critérios específicos, como o Bolsa Família que exige renda mensal de até R$ 218 por membro (per capita).

De qualquer maneira, todos os cidadãos precisam manter seus dados atualizados para que o governo consiga identificar, em tempo real, quem precisa de amparo e quais informações pessoais foram alteradas, como o endereço e número de integrantes familiares.

Leia também

O Ministério da Cidadania divulgou um calendário do CadÚnico para pessoas que devem realizar o procedimento de revisão cadastral ainda neste mês. Em nossa matéria, você confere o público-alvo e o prazo-limite para que as pessoas efetuem a atualização de seus dados.

continua depois da publicidade

Como atualizar o CadÚnico?

A atualização do CadÚnico pode ser feita na unidade onde a família realizou o cadastro. No momento do procedimento, a equipe responsável poderá solicitar alguns documentos para comprovar as informações e, assim, efetuar as mudanças na base de dados.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania. Também é possível consultar outros detalhes no portal CadÚnico ou no aplicativo, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

Quem deve realizar o procedimento em outubro?

O CadÚnico é a porta de entrada para diversos benefícios do governo, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, ID Jovem e assim por diante.

continua depois da publicidade

No final de agosto, o Ministério da Cidadania anunciou um calendário para convocação daquelas pessoas que estão com o CadÚnico desatualizado. A medida afeta os inscritos que não realizam o procedimento desde 2019, 2018 ou ano anterior.

O grupo 2, com cadastro desatualizado desde 2018 ou ano anterior, foi convocado em setembro pelo governo federal. Para evitar o bloqueio dos benefícios que possuem direito, estes cidadãos precisam efetuar a revisão cadastral durante o mês de outubro.

Se os dados não forem atualizados, a inscrição no CadÚnico será bloqueada, com risco de cancelamento dos benefícios já em novembro. O grupo 3, com inscrição desatualizada desde 2019, está sendo convocado neste mês de outubro para fazer o mesmo procedimento.

Esse público conta com calendário específico de bloqueio e cancelamento, conforme informações do Ministério da Cidadania.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade