Em entrevista para o Concursos no Brasil, a assessoria da Caixa Econômica Federal confirmou que uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Gás será feita durante este mês-base de outubro. O calendário segue a mesma lógica dos repasses do Bolsa Família.
Ou seja, os beneficiários do programa recebem o valor de acordo com o último dígito de seus documentos, popularmente conhecidos como NIS (Número de Identificação Social). A primeira leva de pagamentos deve ocorrer no dia 18/10.
Quem tem direito a ambos os benefícios — Bolsa Família e Auxílio Gás — vão receber os dois valores no mesmo dia. Em nossa matéria, você confere o cronograma completo de pagamentos de outubro, além das regras gerais relacionadas ao programa do Auxílio Gás.
- Calendário Bolsa Família 2023: todas as datas atualizadas
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
De acordo com a Caixa, o Auxílio Gás é um benefício pago de maneira bimestral, com o objetivo de amparar famílias em estado de vulnerabilidade durante a compra do gás de cozinha. Tanto o governo como o Ministério da Cidadania são os responsáveis pelo programa.
Ambos definem a lista de contemplados conforme ordem de prioridade e dados inseridos junto ao CadÚnico. Confira os principais grupos que recebem o benefício em 2023:
- Inscritos no CadÚnico que possuam renda mensal de até meio salário-mínimo por membro familiar;
- Famílias que tenham beneficiário do BPC, desde que ele more na mesma residência.
O valor referente ao benefício será divulgado em breve. Até porque ele depende do preço atualizado do botijão de gás, conforme regras definidas pelo governo. Lembrando que o benefício pode ser movimentado em até 120 dias após a liberação via cronograma oficial.
Caso queira consultar valores e mais informações, os beneficiários podem acessar a plataforma do Caixa Tem. Outras dúvidas também podem ser sanadas pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania e, quando for o caso, 111 da Caixa Econômica Federal.
Calendário oficial de pagamentos do Auxílio Gás
A Caixa confirmou que a nova rodada será paga em breve, tendo em vista que o benefício é bimestral. Como a rodada anterior foi depositado em agosto, a próxima será feita nos últimos 10 dias úteis deste mês de outubro.
A lógica funciona de maneira parecida com a do Bolsa Família, já que depende do último dígito do NIS dos beneficiários. Por exemplo: aquele que tem NIS final 1 será o primeiro a receber o valor do Auxílio Gás. Confira o calendário completo logo abaixo:
- NIS final 1: 18 de outubro de 2023;
- NIS final 2: 19 de outubro de 2023;
- NIS final 3: 20 de outubro de 2023;
- NIS final 4: 23 de outubro de 2023;
- NIS final 5: 24 de outubro de 2023;
- NIS final 6: 25 de outubro de 2023;
- NIS final 7: 26 de outubro de 2023;
- NIS final 8: 27 de outubro de 2023;
- NIS final 9: 30 de outubro de 2023;
- NIS final 0: 31 de outubro de 2023.