Categorias: Benefícios Sociais

Consulta BPC de Outubro pode ser feita pelo CPF

A consulta do BPC pode ser feita diretamente pela internet ou por meio de ligações. Veja como funciona.

O Benefício de Prestação Continuada, BPC, conta com parcelas mensais de um salário-mínimo para pessoas com deficiência de qualquer faixa etária, além idosos com 65 anos ou mais. Inclusive, a consulta do auxílio pode ser feita diretamente pelo CPF e sem sair de casa.

A próxima rodada de pagamentos diz respeito ao mês-base de outubro, sendo que os cidadãos contemplados devem receber o valor a partir do dia 25/10, considerando o penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). Ou seja, o algarismo que aparece antes do traço.

De acordo com as regras oficiais do programa, todos os beneficiários precisam ter renda mensal de até 1/4 do salário-mínimo vigente por membro familiar (per capita). Nenhum dos inscritos no BPC precisa ter contribuído com o INSS, já que o benefício não é aposentadoria.

Calendário BPC de Outubro: todas as datas de pagamento

Leia também

O calendário do BPC, referente ao mês-base de setembro, ainda está em andamento. Dessa maneira, o último lote de pagamentos deve ser feito nesta sexta, 6/10. Já o cronograma de outubro começará no dia 25/10 para aqueles com penúltimo algarismo 1 no NB.

Confira todas as datas para você se planejar desde agora:

  • Penúltimo algarismo 1 do NB: 25 de outubro;
  • Penúltimo algarismo 2 do NB: 26 de outubro;
  • Penúltimo algarismo 3 do NB: 27 de outubro;
  • Penúltimo algarismo 4 do NB: 30 de outubro;
  • Penúltimo algarismo 5 do NB: 31 de outubro;
  • Penúltimo algarismo 6 do NB: 1º de novembro;
  • Penúltimo algarismo 7 do NB: 3 de novembro;
  • Penúltimo algarismo 8 do NB: 6 de novembro;
  • Penúltimo algarismo 9 do NB: 7 de novembro;
  • Penúltimo algarismo 0 do NB: 8 de novembro.

Consulta atualizada do BPC

Para verificar a situação do seu benefício e demais informações importantes, você pode acessar acessar o site "Meu INSS" ou o respectivo aplicativo (para sistemas Android e iOS). Será necessário informar alguns dados pessoais, como o CPF, por exemplo.

Como o Ministério da Cidadania é o principal gestor do BPC, dúvidas também podem ser sanadas pelo número 121 da pasta. As ligações são gratuitas. Outra opção é de entrar em contato com a central de atendimento do INSS, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

De acordo com o site do governo federal, os beneficiários do programa têm direito ao cartão magnético para movimentar os valores mensais. O cidadão que fez o requerimento para entrar na lista de contemplados recebe uma carta do INSS informando se foi aprovado ou não.

"O cartão é gratuito e o beneficiário não precisa comprar nenhum serviço ou produto do banco. É possível também receber o pagamento do BPC por meio de conta-corrente ou conta-poupança", informa o governo federal.