Calendário INSS: pagamento de agosto é feito para ESTE grupo

Benefícios do INSS de agosto continuam sendo pagos e devem seguir até o dia 06 de setembro, contemplando cerca de 37 milhões de pessoas.

Parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até um salário mínimo (R$ 1.320) já estão com seus pagamentos em conta. Isso porque, nesta quarta-feira (30/08), o calendário INSS realiza o depósito de aposentadorias e demais benefícios referente ao mês de agosto para mais um grupo.

continua depois da publicidade

Os repasses foram iniciados no último dia 25 e seguirão até 06 de setembro, contemplando também quem tem direito a valor acima do piso nacional. Essas pessoas começam a receber a partir da segunda metade do cronograma. Ao final, os depósitos devem ter contemplado cerca de 37 milhões de aposentados e pensionistas.

Calendário INSS de agosto: veja quem recebe hoje

Leia também

Assim como os beneficiários do Bolsa Família, os segurados do INSS recebem os valores mensais de maneira escalonada. Nesse caso, o calendário é dividido conforme penúltimo dígito do Número do Benefício (NB). Para saber qual é o seu, basta verificar a sequência do seu registro no formato 000.000.000-0.

Para o mês de agosto, aposentados e pensionistas com direito a até um salário mínimo já começaram a receber. O cronograma de benefícios do INSS ficou definido da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • NB final de 1 a 3: pagamentos feitos entre 25 e 29 de agosto;
  • NB final 4: 30 de agosto (HOJE);
  • NB final 5: 31 de agosto;
  • NB final 6: 1º de setembro;
  • NB final 7: 4 de setembro;
  • NB final 8: 5 de setembro;
  • NB final 9: 6 de setembro;
  • NB final 0: 8 de setembro.

Essas mesmas datas contemplam também quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Já os segurados que contam com valores acima do piso nacional foram escalonados da seguinte maneira:

  • NB final 1 ou 6: 1º de setembro;
  • NB final 2 ou 7: 4 de setembro;
  • NB final 3 ou 8: 5 de setembro;
  • NB final 4 ou 9: 6 de setembro;
  • NB final 5 ou 0: 8 de setembro.

O calendário INSS para o restante de 2023 já foi definido. Confira todas as datas do ano:

continua depois da publicidade
calendário inss 2023, calendário aposentadoria inss 2023

Calendário INSS 2023 completo. Foto: Divulgação / INSS

O calendário, bem como outras informações sobre os benefícios, pode ser consultado por meio do portal Meu INSS. A plataforma também é responsável por receber os pedidos de concessão e agendamento de perícia médica.

INSS prioriza atendimento humanizado

No último dia 22, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, assinou uma medida de prioridade estratégica para o Instituto Nacional do Seguro Social. A partir de agora, o órgão vai focar no atendimento humanizado dentro de suas agências.

A fala foi dada durante a Oficina de Definição Estratégica do próprio INSS. Sendo assim, o Ministério irá reunir gestores para criar um projeto voltado para as políticas sociais do governo. Um dos principais pontos dessa novidade é a qualificação de pessoal para realizar os atendimentos nas agências da Previdência.

continua depois da publicidade

“Priorizamos o atendimento presencial e humanizado, pois é um modelo fundamental para a garantia de direitos e o fomento da cidadania. E isso é possível pois existe um quadro técnico eficiente e comprometido que está em constante expansão e evolução”, pontuou Lupi.

Segundo ele, o projeto será uma reestruturação das unidades do INSS para garantir serviço de maior qualidade. O ministro ainda afirmou que o objetivo é chegar ao fim de 2023 respondendo os pedidos de benefícios em até 45 dias. A mudança deve contribuir para a redução da fila de espera do Instituto.

Essa é uma batalha que vem sendo travada já há algum tempo. No último fim de semana, o governo chegou a realizar mutirão de atendimentos para concessão de benefícios em diferentes municípios.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade