INSS: 11 estados fazem mutirão de perícia médica neste fim de semana

Descubra em quais cidades acontece o novo mutirão de perícia médica do INSS. Saiba também como está a fila de espera do Instituto.

Mais de 2,5 mil atendimentos devem ser realizados neste sábado e domingo (dias 26 e 27) durante o novo mutirão de perícia médica do INSS. A estimativa é do Ministério da Previdência Social, que contará com 50 peritos em 18 cidades de 11 estados. O objetivo é tentar diminuir a fila de espera por atendimento, atualmente composta por mais de 596,6 mil processos referentes à perícia em todo o país.

continua depois da publicidade

Dados mais recentes do Portal da Transparência revelam que a maioria das perícias – 212,6 mil – aguarda atendimento do INSS há, pelo menos, três meses, prazo que pode se estender até 180 dias. Outras 156,5 mil pessoas esperam entre 45 e 90 dias seguidas por 126,3 mil processos cujo prazo está estimado em 45 dias. Descubra a seguir onde será realizado o novo mutirão de perícia médica do INSS.

INSS realiza mutirão de perícias médicas: confira lista de estados

Leia também

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, o mutirão tem como foco a perícia médica inicial vinculada a dois programas: o agora chamado Benefício por Incapacidade Temporária (mais conhecido como auxílio-doença, concedido ao segurado a partir de 15 dias consecutivos sem condições de trabalhar) e o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, o BPC.

“O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está em contato com os segurados que poderão ter o atendimento antecipado pelos mutirões”, informa o órgão.

Interessados também podem solicitar o atendimento no mutirão pela Central 135 – isto é, não basta comparecer aos locais para ser atendido, é preciso ter agendamento confirmado.

continua depois da publicidade

Os postos do mutirão INSS estarão distribuídos entre municípios destes 11 estados:

Conforme o INSS, os locais dos mutirões são escolhidos com base em dois critérios: o tempo de espera (entre agendamento e realização da perícia médica) e a quantidade de peritos que aderiram ao chamado Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social.

continua depois da publicidade

Criada via medida provisória, a iniciativa consiste em pagar horas extras a funcionários do Instituto que aderirem ao programa: R$ 68 por análise adicional de processo administrativo e R$ 75 por perícia médica realizada.

No início deste mês, outros estados também receberam o mutirão da perícia médica do INSS, com 2.412 vagas para atendimento distribuídas entre Distrito Federal, Ceará (Iguatu), Paraíba (Campina Grande), Piauí (Teresina) e Rio de Janeiro (Duque de Caxias e Macaé).

Segurados com perícia agendada podem enviar atestado

Na manhã desta quinta-feira (24), o INSS reiterou que segurados com perícias médicas agendadas podem agilizar o processo por meio do sistema Atestmed. O serviço vale tanto para concessão do auxílio-doença como para apresentação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

continua depois da publicidade

“Os benefícios por incapacidade temporária concedidos por Atestmed, mesmo que de forma não consecutiva, não poderão ter duração superior a 180 dias. A documentação médica deve ter sido emitida há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER), ser legível e sem rasuras”, explica o INSS.

Leia também

Concursos em sua
cidade