INSS: é possível aposentar com apenas 15 anos de contribuição?

A aposentadoria do INSS pode ser concedida por tempo em diferentes casos. Veja quem pode se aposentar com apenas 15 anos de contribuição.

Algumas pessoas podem se aposentar com apenas 180 meses de contribuição, ou seja, 15 anos realizando os pagamentos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A aposentadoria do INSS pode ser concedida por invalidez, tempo de contribuição e sistema de pontos.

continua depois da publicidade

Saber consultar o tempo de contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é essencial para confirmar se os repasses estão sendo realizados de maneira adequada e ter uma prévia de quando irá de aposentar.

INSS: quem pode se aposentar contribuindo por 15 anos?

É possível se aposentar pelo INSS com a contribuição mínima de 180 meses, ou 15 anos, para aqueles que já atingiram a idade mínima, que varia conforme o sexo do segurado. A aposentadoria por idade estipula o mínimo que a pessoa deve ter no momento em que solicita o benefício.

Leia também

Atualmente, as idades são de:

continua depois da publicidade
  • Mulher: 58 anos;
  • Homem: 63 anos.

No entanto, se o trabalhador atingir a idade de aposentadoria e ainda não tiver o tempo de contribuição, deverá esperar até completá-lo. Além disso, com a regra de transição, as idades sobem a cada ano.

Ao final da regra de transição da idade progressiva, que começou com a Reforma da Previdência em 2019, prevista para acontecer em 2031, as idades mínimas ficarão estabelecidas da seguinte maneira:

  • Mulher: 62 anos;
  • Homem: 65 anos.

Aposentadoria rural INSS: contribuição mínima de 15 anos

A aposentadoria rural é o benefício previdenciário destinado aos trabalhadores que alcançaram uma certa idade e um tempo mínimo de contribuição ou atividade rural. Ela se difere da aposentadoria mais usual pelo motivo das atividades no campo serem consideradas mais pesadas ao cidadão, como trabalho braçal ao sol e chuva, além de condições mais precárias, na maior parte das vezes.

continua depois da publicidade

A modalidade é concedida àqueles trabalhadores que exercem atividades laborais exclusivamente no campo, seja como agricultor individual ou no trabalho da economia familiar. Para ter direito a essa aposentadoria, é preciso ter a seguinte idade:

  • Homens: 60 anos;
  • Mulheres: 55 anos.

Vale salientar que para receber a aposentadoria rural não precisa haver, obrigatoriamente, contribuição com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas é necessário comprovar o seu exercício na atividade rural por pelo menos 15 anos.

O direito dos trabalhadores rurais para se aposentar não mudou com a Reforma da Previdência. Assim, aqueles que comprovarem o exercício da atividade rural, pescaria artesanal e os povos indígenas também têm direito ao benefício dentro do tempo informado inicialmente.

continua depois da publicidade

Consulta do tempo de contribuição INSS

Saber o tempo de contribuição no Instituto é fundamental, pois o período de recolhimento pode influenciar diretamente no calor da aposentadoria.

A consulta para saber quantos anos ainda falta para receber o benefício deve ser realizada via internet, por meio do portal Meu INSS. Para isso, basta:

  1. Acessar o endereço eletrônico do Meu INSS;
  2. Fazer o login no site com os dados de acesso provenientes da conta GOV.BR, como CPF e senha;
  3. Acessar o Extrato de Contribuição, clicando na opção “Extrato Previdenciário (CNIS);
  4. Confirmar os dados pessoais;
  5. Verificar seu tempo de contribuição por meio das empresas que trabalhou.

Após confirmar as suas informações, acesse e selecione o tipo de extrato de contribuição que deseja conferir. Nesta página estão os dados como os anos de contribuição que o indivíduo possui, que poderá ser baixado como um relatório.

Por fim, ainda é possível conferir se existe alguma pendência ou erro no serviço do INSS, permitindo uma correção diretamente no site.

Leia também

Concursos em sua
cidade