Neste mês, o Auxílio Gás volta a ser pago para as mais de 5,6 milhões de famílias beneficiárias. Os repasses começam a ser realizados no dia 18 e seguem com o calendário até 31 de agosto. Pago de maneira bimestral, o valor médio do botijão de 13 kg é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ainda não se sabe qual quantia será repassada em agosto.
O cronograma de pagamentos é organizado conforme o Número de Identificação Social (NIS) e segue as mesmas datas do Bolsa Família. Sendo assim, algumas famílias que têm direito a ambos os benefícios poderão receber as duas parcelas de uma vez só.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Apesar de serem pagos juntos, nem todo beneficiário do Bolsa Família tem direito ao Auxílio Gás, e vice-versa. Para garantir o vale-gás, é preciso atender a um dos seguintes requisitos:
- Fazer parte de uma família inscrita no Cadastro Único, que possua renda mensal total igual ou inferior a meio salário mínimo per capita, incluindo recursos provenientes de programas sociais;
- Tem na composição familiar um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), esteja ou não inscrito no CadÚnico.
Contudo, vale salientar, que atender aos requisitos essenciais não garante o acesso ao benefício, pois ele conta com um orçamento reduzido. Dessa maneira, a preferência é dada às mulheres vítimas de violência doméstica e alguns outros grupos mais vulneráveis.
“A cada dois meses serão selecionadas, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício, de acordo com os critérios de priorização definidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, esclarece a Caixa Econômica Federal.
Como fazer inscrição no Auxílio Gás?
Se o objetivo é tentar receber o benefício, compareça ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou outra unidade de atendimento em seu município, para preencher os dados no CadÚnico. Esse registro é a porta de entrada da maior parte dos programas do governo. Clique aqui e confira o posto de atendimento mais próximo da sua residência.
Caso seja um beneficiário do Auxílio Gás e queira consultar os valores, é possível fazer a consulta no aplicativo Caixa Tem, disponível para aparelhos Android e iOS, informando o CPF e a senha cadastrada. Após isso, acesse a plataforma e clique na opção extrato para ter mais detalhes sobre o vale-gás.
Quem não possui acesso à internet pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone 111, ou ligar para o Ministério da Cidadania através do número 121 para obter informações.
Calendário Auxílio Gás de agosto: veja as datas
As datas de pagamento do Auxílio Gás são organizadas levando em consideração o penúltimo dígito do Número de Identificação Social (NIS), que vem antes do tracinho. O calendário é o mesmo usado para os repasses do Bolsa Família. Assim, quem tem direito aos dois auxílios receberá uma quantia maior em agosto.
Os valores são repassados de maneira bimestral, e as quantias sempre variam conforme o preço médio do botijão de gás de 13kg. No mês de abril, por exemplo, o benefício foi de R$ 110 para as famílias beneficiadas, enquanto em junho o valor foi reduzido para R$ 109. Assim, será preciso aguardar para saber quanto será repassado em agosto.
Confira todas as datas de pagamento do Auxílio Gás neste mês:
- 18 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 1;
- 21 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 2;
- 22 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 3;
- 23 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 4;
- 24 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 5;
- 25 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 6;
- 28 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 7;
- 29 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 8;
- 30 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 9;
- 31 de agosto: beneficiário que possui o NIS de final 0.
Após os repasses de agosto, o benefício será liberado novamente nos meses de outubro e dezembro. Confira as datas no cronograma abaixo: