Kit Antena Digital: como realizar o agendamento para instalação?

Famílias de baixa renda têm direito de fazer a substituição da parabólica tradicional pela digital, graças ao Kit Antena Digital. Veja aqui como fazer o agendamento da instalação do kit.

A parabólica tradicional deixará de funcionar em breve no Brasil. Por isso, famílias que não querem deixar de assistir TV, devem substituí-la pela parabólica digital. As famílias de baixa renda, mais especificamente, têm o benefício de fazer essa troca gratuitamente, graças ao chamado Kit Antena Digital. Para receber esse kit em sua casa, elas devem realizar, o quanto antes, o agendamento para a devida instalação dos equipamentos. Veja neste texto como fazer isso.

continua depois da publicidade

A substituição da parabólica tradicional pela digital, por meio do Kit Antena Digital, é coordenada pela Siga Antenado em conjunto com o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A seguir, confira quem tem direito ao kit gratuitamente e como realizar o agendamento da instalação.

Quem tem direito ao Kit Antena Digital?

Para ter direito ao Kit Antena Digital, as famílias de baixa renda devem cumprir com os requisitos exigidos. São eles:

Leia também
  • Devem ter inscrição no CadÚnico;
  • Devem ser beneficiárias de algum programa social do governo federal;
  • Devem ter em sua residência uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento;
  • Devem ser moradoras de uma das 439 cidades brasileiras onde kits já estão sendo disponibilizado (confira aqui a lista).

Como realizar o agendamento da instalação do kit?

As famílias de baixa renda que se encaixam nos requisitos acima postos, podem realizar o agendamento da instalação do Kit Antena Digital pelo telefone 0800 729 2404, ou pela internet, no site do Siga Antenado. Veja, a seguir, as instruções para fazer esse procedimento pelo site:

continua depois da publicidade
  • Primeiro, acesse o site do Siga Antenado;
  • Em seguida, clique em “Distribuição de kits”, opção localizada no menu do canto superior direito da tela;
  • Ao fazer isso, você será redirecionado para outra página, na qual deverá escolher a forma de identificação, se pelo CPF ou pelo Número de Identificação Social (NIS);
  • Depois, será preciso responder a um questionário;
  • Por fim, agenda a data e o horário para a instalação do kit em sua residência.

Feito isso, no dia e horário agendado, um técnico especializado irá à residência do beneficiário para verificar se será preciso fazer a substituição do equipamento em funcionamento ou se será o caso de apenas fazer a adaptação para receber o sinal digital.

Quem não precisa fazer a substituição pela parabólica digital?

Não precisam fazer a substituição pela parabólica digital as famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir TV, como antena digital interna, TV por assinatura e antena digital tipo espinha de peixe.

continua depois da publicidade

Por que é necessário a substituição pela parabólica digital?

A parabólica tradicional deve ser substituída pela parabólica digital, porque a tecnologia 5G está sendo implementada no país. Essa tecnologia tem seu funcionamento baseado na mesma faixa de rádio frequência do sinal de televisão transmitido para as parabólicas convencionais (Banda C).

Por esse motivo, quando o sinal 5G é ativado, as parabólicas tradicionais instaladas perto do ponto de transmissão da referida tecnologia começam a sofrer interferências e podem até mesmo parar de funcionar.

O que acontece se não fizer a substituição?

Caso as famílias não façam a substituição da parabólica tradicional pela digital, a sua TV pode sofrer interferências e até mesmo perder o sinal quando a tecnologia 5G for implementada em sua cidade. Além disso, vale ressaltar que o sinal da parabólica convencional será interrompido em definitivo.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade