FGTS: Entenda o que é e como funciona a antecipação do saque-aniversário

Diversas instituições financeiras e bancos tradicionais oferecem a possibilidade de contratar o adiantamento do saque-aniversário; veja como funciona e como contratar.

Desde 2020, o Ministério da Economia implementou a opção de saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada ou contas inativas. Essa modalidade permite que uma parcela do saldo total do fundo seja sacada uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador.

continua depois da publicidade

No entanto, para aqueles que estão com o orçamento apertado, desejam organizar suas finanças ou necessitam de dinheiro extra com certa urgência, existe outra alternativa disponível: a antecipação do saque-aniversário. Veja o que é e como solicitar abaixo.

Como funciona a antecipação do saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário do FGTS é um empréstimo disponibilizado por bancos e instituições financeiras, com determinados limites, condições e taxas de juros aplicáveis.

Leia também

Essas instituições possibilitam o adiantamento de uma parte do saldo disponível na conta vinculada ao fundo antes da data de aniversário do trabalhador. Entre os benefícios de optar pela antecipação, estão:

continua depois da publicidade
  • Depósito rápido na conta do trabalhador;
  • Possibilidade de obter o empréstimo mesmo com negativações no nome;
  • Modalidade de empréstimo menos burocrática, sem consulta aos birôs de crédito;
  • Ausência de desconto de parcelas mensais, pois o empréstimo é quitado automaticamente ao receber o saque-aniversário;
  • Taxa de juros geralmente mais baixa do que outras formas de crédito.

Quem pode solicitar a antecipação do FGTS?

Para que o trabalhador possa obter a antecipação do saque-aniversário de forma mais rápida, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Optar pelo saque-aniversário do FGTS e autorizar o banco contratado a consultar as informações da sua conta do fundo;
  • Possuir saldo suficiente no FGTS para realizar a antecipação, respeitando os valores mínimos exigidos para a contratação;
  • Estar com o CPF regularizado junto à Receita Federal.

Caso o cidadão esteja no mês anterior ao seu aniversário, é possível solicitar a operação até 10 dias úteis antes do segundo dia útil do mês de seu aniversário.

continua depois da publicidade

Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?

Diversas instituições financeiras e bancos tradicionais oferecem a possibilidade de contratar o adiantamento do saque-aniversário. Assim, é recomendável comparar as opções disponíveis, avaliar as taxas de juros, os prazos de pagamento e outras condições oferecidas por cada uma delas.

Com isso, você poderá escolher a opção que melhor se adéqua às suas necessidades e objetivos financeiros. No caso de escolher a Caixa, inicialmente, você precisa aderir à modalidade "Saque-Aniversário FGTS", e depois seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse sua conta de FGTS através do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) ou do site do FGTS da Caixa Econômica Federal;
  2. Autorize a Caixa a consultar seu FGTS. Vá para "Principal", depois "Autorizar Bancos", escolha "Empréstimo Saque Aniversário", selecione as "Instituições Financeiras" e escolha a Caixa. Em seguida, clique em "Confirme";
  3. Enquanto ainda estiver acessando o app ou site, você pode consultar os valores do seu saque-aniversário;
  4. Posteriormente, acesse o Internet Banking Caixa;
  5. Se optar pelo Internet Banking, clique na opção "Crédito" e escolha "Empréstimo Antecipação Saque Aniversário". Lá, você encontrará os botões "Simular" e "Contratar".
  6. Clique em "Simular" para obter o valor total do empréstimo, considerando o saldo do dia.
  7. Após a simulação, confirme seus dados cadastrais, revise as informações e insira a senha para concluir a solicitação.
  8. Após o bloqueio do valor pelo FGTS, a operação de antecipação é finalizada, e o valor contratado será creditado em sua conta no próximo dia útil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade