O governo federal está implementando a limpeza do sinal da faixa 3,5 GHz para a chegada do 5G. Para que isso aconteça de forma adequada, as famílias de cerca de 439 municípios brasileiros podem solicitar o Kit Antena Digital e solicitar a troca do aparelho residencial.
Segundo o Ministério das Comunicações, espera-se que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a troca do aparelho. Dentre os estados com mais cidades disponíveis para a instalação do kit, está São Paulo, seguido de Santa Catarina e Paraná.
Os equipamentos instalados com o Kit Antena Digital são mais modernos e podem receber o sinal de modo que não exista nenhuma interferência em canais abertos de TV via satélite. Dessa forma, equipamentos tradicionais poderiam causar chuviscos e chiados, além de prejudicar a imagem de uma forma geral.
Kit Antena Digital: saiba como solicitar a troca do aparelho
O Kit Antena Digital está disponível para famílias de baixa renda que desejam efetuar a troca do aparelho tradicional para o equipamento que suporta a tecnologia 5G, que já está ligada em capitais brasileiras e em outras 26 cidades.
Isso porque o sinal da TV parabólica tradicional opera em frequências próximas à 3,5 GHz, como 3,6 e 3,7 GHz. Dessa forma, os equipamentos antigos correm o risco de sofrerem com interferências na imagem e outros problemas.
Recentemente, o governo federal definiu que famílias que desejam solicitar um novo kit devem, primeiramente, estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Consequentemente, as famílias interessadas devem ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
Dessa forma, famílias que se enquadram no perfil para receber o novo kit devem fazer o agendamento pelo número de telefone 0800 729 2404, ou a partir do site do Siga Antenado. É necessário que o beneficiário informe alguns dados pessoais, como o CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).
Segundo informações do Ministério das Comunicações, os estados com mais cidades para fazerem a troca do equipamento são os estados de São Paulo, com 163 municípios, seguido de Santa Catarina, com 36 e Paraná, com 33 cidades.
Sobre a tecnologia 5G
A tecnologia 5G representa a nova geração da internet móvel, que promete mais velocidade para baixar arquivos e também enviá-los, além de tornar as conexões mais estáveis. Com a chegada da tecnologia, a transmissão via satélite de canais abertos da TV acontecerá em outra faixa, para que sejam evitadas as interferências.
A alteração faz com que usuários tenham que fazer a troca da antena convencional por uma parabólica digital. Dessa forma, esses aparelhos trabalham com uma outra forma de transmissão, sintonizada na Banda Ku, do satélite Starone D2.
Todavia, a tecnologia 5G opera na faixa 3,5 GHz. As faixas nada mais são do que a frequência por onde a rede é ativada. Antenas parabólicas convencionais funcionam em frequências próximas ao 5G (3,6 a 3,7 GHz), por isso podem sofrer com interferências em locais que já contam com a nova tecnologia.
De acordo com o Ministério das Comunicações, mais de 80 municípios contam com a nova tecnologia, incluídas as 27 capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes espalhadas pelo Brasil.
O prazo estipulado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) programou o desligamento do sinal para o começo de 2024, entretanto, caso se faça necessário, o prazo pode ser prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2025.