Começa nesta sexta-feira (14) mais um ciclo do pagamento bimestral do Auxílio Gás. Os repasses se estendem até 28 de abril e devem atingir no máximo R$ 110, valor médio calculado pela Agência Nacional do Petróleo para o botijão de 13 quilos.
Confira a seguir o calendário completo do Auxílio Gás de abril e do restante deste ano. Saiba também quem pode receber esse benefício e como sacar os valores.
Auxílio Gás de abril
Desde o início do ano, quase 6 milhões de beneficiários do programa Auxílio Gás têm direito ao valor integral do botijão, e não somente à metade.
Repassadas pela Caixa Econômica, as parcelas são liberadas de acordo com o Número de Inscrição Social, mais conhecido como NIS. Os pagamentos de abril serão liberados no decorrer de dez dias:
- NIS final 1: Auxílio Gás liberado nesta sexta-feira, 14 de abril;
- NIS final 2: liberado segunda-feira, 17;
- NIS final 3: terça-feira, 18;
- NIS final 4: quarta-feira, 19;
- NIS final 5: quinta-feira, 20;
- NIS final 6: segunda-feira, 24;
- NIS final 7: terça-feira, 25;
- NIS final 8: quarta-feira, 26;
- NIS final 9: quinta-feira, 27;
- NIS final 0: sexta-feira, 28.
Quais as próximas datas do Auxílio Gás?
Encerrado o cronograma de abril, as próximas parcelas serão repassadas em junho, já que o Auxílio Gás é pago a cada dois meses. Confira todas as datas restantes deste ano:
- Auxílio Gás de junho – pagamentos de 19 a 30/06;
- Auxílio Gás de agosto – pagamentos de 18 a 31/08;
- Auxílio Gás de outubro – pagamentos de 18 a 31/10;
- Auxílio Gás de dezembro – pagamentos de 11 a 22/12.
Como sacar o Auxílio Gás?
Nas datas estipuladas para cada grupo, os valores podem ser acessados diretamente por meio da conta Caixa Fácil ou do aplicativo Caixa Tem. Uma vez liberadas, as parcelas ficam disponíveis para saque pelo prazo máximo de 120 dias.
“Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível”, informa o governo federal. A opção mais utilizada é o saque por meio do cartão social, que pode ser utilizado em agências da Caixa e lotéricas.
Consultas a valores, datas e informações adicionais podem ser realizadas pelas centrais de atendimento telefônico 121 (do Ministério do Desenvolvimento Social) e 111 (da própria Caixa).
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Também chamado de vale-gás, o pagamento do benefício está previsto até 2026, sempre bimestralmente. O programa é destinado a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou compostas por pelo menos um membro que já receba o Benefício de Prestação Continuada. O BPC garante o pagamento de um salário mínimo a idosos (somente com 65 anos ou mais) e a pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade.
“Para as famílias inscritas no Cadastro Único, o pagamento do benefício do Auxílio Gás será feito ao responsável familiar, preferencialmente à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro. Para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu responsável legal”, explica o MDS.