Como descobrir o Número de Identificação Social (NIS)?

O NIS é um identificador fundamental para todos os brasileiros que desejam usufruir de programas sociais, ou ter acesso a direitos previdenciários.

Você sabe qual é o seu NIS ou PIS? Em suma, essas siglas representam o Número de Identificação Social, documento emitido pela Caixa Econômica Federal que identifica as pessoas físicas cadastradas nos programas sociais do governo.

continua depois da publicidade

O NIS é um documento fundamental para todos os brasileiros que são elegíveis ou receberão benefícios sociais, bem como para aqueles que empregam ou são empregados. No caso do PIS, sua função assegura direitos trabalhistas e previdenciários. Veja a seguir o que são NIS e PIS, bem como como você pode consultar o seu número nos canais especificados.

O que é NIS?

O NIS significa Número de Identificação Social, que é um cadastro mantido e emitido pela Caixa Econômica Federal destinado a pessoas físicas que recebem qualquer tipo de benefício do governo.

Leia também

É constituído por uma sequência numérica de 11 dígitos, sendo que no final de cada número indica a data de pagamento de alguns programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás.

continua depois da publicidade

Indivíduos que possuem um NIS ativo podem receber vários benefícios do governo e da previdência, que incluem direitos trabalhistas como FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e muitos mais. Adicionalmente, o NIS é utilizado para emissão de documentos como a Carteira de Trabalho.

Em outras palavras, o NIS serve como uma chave de identificação que permite aos indivíduos receber diferentes benefícios das políticas públicas, bem como seus direitos trabalhistas.

É fundamental observar que é possível um indivíduo possuir um NIS sem nunca ter trabalhado com uma CTPS assinada. Assim, o número do NIS deve ser fornecido à empresa no momento da contratação para evitar possíveis registros duplicados.

continua depois da publicidade

Qual a diferença entre NIS e PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) e o NIS são os mesmos números, com a única diferença sendo as bases de dados que os geram. O PIS é criado quando o trabalhador inicia o primeiro emprego, enquanto o NIS é gerado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que coleta dados de pessoas que recebem benefícios sociais como o Bolsa Família. Assim, ambos podem ser usados de forma efetiva para ter acesso aos benefícios sociais e direitos trabalhistas.

Como consultar o número do NIS?

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  2. Após instalar o aplicativo em seu celular, entre e faça login com sua conta gov.br;
  3. Toque no ícone do menu localizado no canto superior esquerdo da tela. Na tela que aparece, selecione "Meu Cadastro";
  4. Role a tela para baixo até que apareça o número do NIT, que é o mesmo do seu NIS.

Com apenas alguns toques em seu smartphone, você pode acessar seu NIS. Porém, se você preferir não baixar o app Meu INSS no celular, embora possa ser útil em muitos casos, existem outras formas de consultar o seu NIS. Os principais métodos estão listados abaixo:

continua depois da publicidade
  • Cartão Cidadão: se tiver um Cartão Cidadão emitido pela Caixa, poderá localizar o seu NIS na frente do documento.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social: se você possui a versão digital da carteira de trabalho, pode acessar seu NIS encontrando o número do PIS/Pasep, pois os números são os mesmos.
  • Extrato do FGTS: o extrato da sua conta do FGTS exibirá o número do NIS. Você pode visualizar esse extrato pelo site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.
  • Agência da Caixa: você pode solicitar o seu NIS em qualquer agência física da Caixa, desde que apresente um documento de identificação com foto.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade