Kit Antena Digital: saiba como ter um gratuitamente

O Kit Antena Digital Gratuito é uma iniciativa para que os inscritos no CadÚnico tenham acesso à antena digital gratuitamente, podendo usufruir de uma conexão mais moderna. A solicitação pode ser realizada pela internet.

O Kit Antena Digital Gratuito é um programa criado a partir das determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para substituição das parabólicas no país. Conhecida popularmente como Siga Antenado, a iniciativa permite que os brasileiros tenham acesso às antenas digitais gratuitamente, garantindo uma conexão mais moderna e tecnológica.

Em específico, o Kit Antena Digital trabalha com a substituições das antenas parabólicas por antenas vinculadas à Banda Ku e 5G, evitando as interferências e oferecendo tanto a qualidade no som quanto na imagem. Sendo assim, consiste em um programa para migração de tecnologia, mas as regras de elegibilidade especificam qual é o público atendido. Saiba mais a seguir:

Como funciona o Kit Antena Digital Gratuito?

Com a chegada da rede 5G no Brasil, diversas possibilidades foram abertas ao setor das telecomunicações. Porém, é necessário substituir os equipamentos antigos para modelos recentes que suportem esse tipo de conexão, uma vez que os instrumentos anteriores estão ultrapassados e não permitem acesso a esse tipo de rede.

Como consequência, a transmissão dos canais abertos vinculados à televisão via satélite está inserida em um processo de migração da antiga Banda C para a Banda Ku, mais nova e moderna. Apesar disso, as antenas de televisão por assinatura e serviços semelhantes não estão inseridas nessa mudança, porque o serviço de atualização está vinculado às empresas emissoras e não ao Governo Federal.

Mais ainda, as antenas internas, que ficam instaladas ao lado do televisor, e as antenas externas, instaladas nos telhados, não serão trocadas. Basicamente, quem já possui acesso à TV Digital não precisa realizar nenhum procedimento de mudança.

Desse modo, as famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais e utilizam antenas parabólicas convencionais do tipo TVRO nas capitais brasileiras poderão agendar o recebimento dos kits com sinal digital. Além de serem mais modernos, os novos equipamentos de recepção garantem maior qualidade de som e imagem, combatendo a interferência que afeta os canais abertos.

Atualmente, a ação é coordenada pelo Siga Antenado, mas também conta com o apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O programa garante benefícios como imagens mais nítidas, som de melhor qualidade, equipamentos atualizados e uma programação contínua disponível gratuitamente.

Através da atualização das antenas parabólicas para antenas digitais, os consumidores conseguem acessar novos canais, pois há uma programação regional mais ampla para todos.

Como é feita a solicitação de instalação?

A princípio, as famílias inseridas em programas sociais do Governo Federal, que possuem inscrição no Cadastro Único, poderão receber o Kit Antena Digital de maneira gratuita. Neste caso, a instalação é garantida pelo Siga Antenado, mas os cidadãos podem realizar o agendamento através do site oficial do programa.

Em todos os casos, serão atendidos os cidadãos que se atenderem as seguintes regras de elegibilidade:

  • Fazer parte de programas sociais do Governo Federal;
  • Possuir inscrição regular e ativa no Cadastro Único;
  • Ter uma antena parabólica tradicional ou ter uma antena instalada em sua residência, conectadas à televisão.

Portanto, não são considerados elegíveis quem possui uma antena parabólica desativada ou não utilizada, porque o programa pretende atualizar o sinal existente, e não realizar a instalação de um novo dispositivo. Para realizar o agendamento, deve-se apresentar o Número de Inscrição Social, vinculado ao Cadastro Único.

Dessa forma, os cidadão podem consultar os dados por meio do site ou do aplicativo, disponível para Android e iOS. Se houver dúvidas ou necessidade de suporte, basta entrar em contato com o Siga Antenado, através do e-mail atendimento@sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.

Leia também

você pode gostar também

Cartilha lista 15 direitos da pessoa idosa com deficiência

Cartilha reúne marcos regulatórios, leis federais e estaduais, programas sociais e políticas públicas para garantir os direitos das pessoas idosas com deficiência no país.

Quem recebe pensão por morte pode trabalhar de carteira assinada?

A pensão por morte é um direito dos dependentes de segurados ou trabalhadores falecidos. Entenda se quem recebe os valores pode ou não trabalhar de carteira assinada.

Posso usar o FGTS para comprar um imóvel? Saiba o que fazer

O FGTS é uma garantia criada para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Veja se o saldo do benefício pode ser usado para comprar e financiar um imóvel, mantendo vivo o sonho da casa própria.

Calendário INSS de Março 2023: veja as datas de pagamento

Os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contemplam mais de 37 milhões de brasileiros, com o calendário dividido entre os segurados que recebem até um salário mínimo e quem recebe acima desse valor, dentro das regras do…

INSS: entenda o que é a regra do pedágio das aposentadorias

Regra do pedágio surgiu após a Reforma da Previdência e é motivo de muitas dúvidas entre os milhões de segurados do INSS que desejam se aposentar.

Projeto prevê novo benefício do INSS para trabalhadores NESTA situação

Projeto de Lei prevê a criação de um novo benefício do INSS para trabalhadores inseridos em uma determinada situação. Veja aqui mais informações.