Kit Antena Digital: veja quem tem direito à troca grátis de antena

Para garantir que todos os brasileiros troquem a parabólica tradicional pela digital, a Siga Antenado tem disponibilizado de forma gratuita o Kit Antena Digital. Descubra aqui se você tem direito.

Com a ativação da tecnologia 5G em diversas cidades do país, brasileiros que utilizam a parabólica tradicional para assistir televisão precisam trocar seus equipamentos pela nova parabólica digital e por um receptor com tecnologia adequada para a Banda Ku. Para garantir que todas as pessoas façam a substituição, a Siga Antenado tem disponibilizado de forma gratuita o Kit Antena Digital.

continua depois da publicidade

A Siga Antenado é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O kit por ela distribuído é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas já inclusas e cabos necessários para conectar os itens ao televisor.

Por que trocar a antena parabólica pela digital?

A antena parabólica tradicional deve ser trocada pela nova parabólica digital, pois logo ela deixará de funcionar. Ou seja, quem não fizer a substituição, não conseguirá mais assistir à TV.

Leia também

Outro motivo é que o modelo tradicional poderá sofrer interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada, na cidade ou região em que a pessoa residir. Essa interferência pode se dá por meio de chuviscos, chiados, imagem pode travar ou ser interrompida.

continua depois da publicidade

Isso pode vir a acontecer porque o sinal do 5G opera na mesma faixa da radiofrequência que o sinal de TV transmitido para o modelo tradicional de antena, a chamada Banda C.

Quem tem direito ao Kit Antena Digital?

Têm direito ao Kit Antena Digital, ou seja, à troca grátis de antena, três grupos de famílias. São eles:

  • Aqueles inscritos no CadÚnico;
  • Aqueles que possuem em sua residência parabólica tradicional instalada e em funcionamento;
  • Aqueles que residem em uma das cidades aqui listadas.

De acordo com o Ministério das Comunicações, nessa primeira etapa estão incluídas 439 cidades. A previsão da pasta é 1,5 milhão de pessoas sejam contempladas com a troca de antenas parabólicas pelas novas parabólicas digitais de forma gratuita.

continua depois da publicidade

Vale destacar que as famílias beneficiárias de programas sociais que utilizam a antena digital tipo espinha de peixe, antena digital interna ou TV por assinatura para assistir televisão não precisam fazer a troca.

Como solicitar o Kit Antena Digital?

Caso a família interessada em receber o Kit Antena Digital se encaixe em um dos três públicos-alvo listados acima, ela pode solicitar a troca grátis de antena por dois meios:

  • Telefone 0800 729 2404;
  • Site da Siga Antenado.

No momento da solicitação, o interessado deverá informar seus dados pessoais, como o CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).

continua depois da publicidade

Durante o procedimento, a família irá agendar a instalação do equipamento. Com isso, os instaladores da Siga Antenado irão até a residência no dia e horário marcados.

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração das redes móveis que surgiu para substituir a rede 4G. Com ela, conseguiremos baixar e enviar arquivos com mais velocidade, o tempo de resposta entre dispositivos será reduzido, as conexões serão mais estáveis e diversos objetivos poderão ser ligados à internet ao mesmo tempo, como celular, carro, relógio.

No Brasil, o sinal 5G foi ativado em julho de 2022, tendo sido Brasília a primeira cidade do país a receber a tecnologia. Em outubro do mesmo ano, todas as capitais brasileiras já tinham o sinal da nova geração de internet móvel liberado.

Segundo o cronograma, até julho de 2026, o 5G deve estar presente nos municípios de 500 mil habitantes; até julho de 2027, o sinal deve ser ativado em cidades com 200 mil habitantes; e até julho de 2029, a tecnologia deve ser liberada para as localidades com menos de 30 mil habitantes.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade