Kit Antena Digital gratuito: inscritos no CadÚnico têm acesso ao benefício

O Kit Antena Digital Gratuito permite que os inscritos no CadÚnico tenha acesso ao benefício de uma conexão mais moderna e digital, garantindo tanto a qualidade no som quanto na imagem.

O Kit Antena Digital Gratuito, também conhecido como o Siga Antenado, consiste em um programa criado conforme as determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Neste sentido, garante o direito ao serviço de modernização pra os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

continua depois da publicidade

Mais especificamente, trabalha com a promoção do acesso às antenas parabólicas da Banda Ku e 5G sem interferências. Portanto, consiste em uma iniciativa de migração de tecnologia, mas existem regras específicas para garantir a elegibilidade e acesso. Saiba mais informações a seguir:

Como funciona o Kit Antena Digital Gratuito?

Em 2022, a chegada do 5G no Brasil trouxe diversas possibilidades no campo das telecomunicações. Neste sentido, tornou-se necessário substituir os equipamentos ultrapassados para atualizá-los com base no acesso à essa modalidade de rede.

Leia também

Sendo assim, a transmissão dos canais abertos da televisão via satélite está passando por uma migração da antiga Banda C para a nova Banda Ku. Sobretudo, é uma forma de garantir que os aparelhos utilizados sejam mais modernos para permitir acesso às programações.

continua depois da publicidade

Basicamente, as substituições estão previstas para que as antenas parabólicas convencionais deem espaço às novas antenas parabólicas e digitais. As antenas de televisão por assinatura não demandam atualizações, pois oferecem esse serviço através das empresas emissoras.

Por sua vez, as antenas internas, que geralmente estão instaladas ao lado do televisor, ou as antenas externas, instaladas no telhado, não serão trocadas. Em resumo, já possuem acesso à TV Digital e não necessitam de mudanças.

Os benefícios da instalação envolvem uma imagem mais nítida, com som de melhor qualidade, equipamentos modernos e programação contínua de graça. Além disso, a atualização dos dispositivos permite que o cidadão acesse novos canais, com uma programação regional mais ampla para todos os residentes.

continua depois da publicidade

Como solicitar a instalação?

Neste contexto, as famílias que fazem parte de programas sociais vinculados ao Governo Federal e que possuem vínculo ao Cadastro Único receberão kits gratuitos. Ademais, a instalação será garantida pela iniciativa do Siga Antenado, com agendamento efetuado pelo site oficial.

As regras de elegibilidade estão resumidas de modo que sejam atendidos:

  • Os cidadãos que fazem parte de programas sociais e estão inscritos no CadÚnico;
  • Os cidadãos que possuem antena parabólica tradicional;
  • Os cidadãos que possuem antenas instaladas e conectadas à TV para assistir.

Ou seja, não serão considerados elegíveis aqueles que possuem antenas parabólicas desativas ou não utilizadas, pois o atendimento pretende atualizar o sinal e não instalar um novo dispositivo. A princípio, as mudanças estão previstas para acontecer nas capitais brasileiras, e posteriormente será ampliado para os outros municípios.

continua depois da publicidade

Para consultar os dados do Cadastro Único, basta acessar o site ou o aplicativo, disponível para Android e iOS. Logo em seguida, insira as informações pessoais no formulário, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município de residência.

Ao clicar no botão "Emitir" logo abaixo, o cidadão saberá os dados cadastrais, ou se precisa efetuar sua inscrição na base de dados. Atualmente, o CadÚnico é o principal instrumento de ingresso em programas sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada e outros.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os cidadãos podem entrar em contato com o Siga Antenado por meio do e-mail atendimento@sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade