Auxílio Brasil de dezembro: 127,9 mil pessoas estão na lista de espera

A lista de espera do Auxílio Brasil de dezembro preocupa brasileiros em situação de vulnerabilidade social que lidam com os preços altos no período de festividades e final de ano.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, existem cerca de 127,9 mil pessoas na lista de espera do Auxílio Brasil de dezembro. A pasta, responsável pela operacionalização do benefício social, divulgou que esses cadastros foram realizados por indivíduos habilitados, mas não integraram a iniciativa.

continua depois da publicidade

No geral, a fila de espera foi zerada oficialmente em agosto deste ano, pois as medidas da PEC Kamikaze incluíram mais 1,5 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social. Contudo, o Governo Federal não divulgou publicamente o motivo pela qual existem tantos novos cadastros ainda em espera. Saiba mais a seguir:

Qual é a atual situação na lista de espera do benefício?

Em novembro deste ano, o Governo Federal adicionou mais de 500 mil novas famílias no Programa Auxílio Brasil. Entretanto, a quantia apurada por especialistas e veículos de comunicação é que o número total de vagas disponíveis era superior, de 617,9 mil famílias.

Leia também

Como a admissão desses novos membros não considerou a quantia total, foi gerado um déficit que equivale à atual lista de espera de 127,9 mil famílias. Sendo assim, deve-se aguardar informações oficiais e pareceres formais do Ministério da Cidadania a fim de compreender essa escolha.

continua depois da publicidade

Comumente, a pasta é responsável pela realização de sorteios mensais para inclusão de novos membros considerados elegíveis. Sobretudo, são utilizados os dados vinculados ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, por onde há um acompanhamento mais detalhado das famílias de baixa renda no país.

Em comparação com os meses anteriores, estima-se que essa é a sétima ocasião em que o Auxílio Brasil forma uma lista de espera. Por outro lado, o maior registro absoluto de novos beneficiários aconteceu em dezembro de 2021, quando o programa foi instituído no país e substituiu o antigo Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Mais especificamente, dados do Ministério da Cidadania apontam que cerca de 2,7 milhões de cadastros foram aprovados e atendidos ainda em janeiro de 2022. Segundo a apuração do colunista Carlos Madeiro, todas as famílias consideradas elegíveis foram incluídas no programa durante o período de campanha eleitoral neste ano.

Como consultar o Auxílio Brasil de dezembro?

O Programa Auxílio Brasil é um benefício de transferência de renda mensal para os brasileiros de baixa renda. No geral, possui diferentes frentes de atuação a fim de promover a escolaridade, cidadania, moradia e empregabilidade aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Os brasileiros que são inscritos no programa, mas também as famílias de baixa renda que estão na lista de espera podem consultar o Auxílio Brasil de dezembro para mais informações acerca do pagamento. Em primeiro lugar, está disponível uma consulta por telefone, através do número 121 do Ministério da Cidadania.

continua depois da publicidade

Neste caso, a ligação é gratuita e o atendimento fica disponível de segunda a sexta, entre 7h e 19h. Por outro lado, também é possível obter informações através da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111 ou no site. O atendimento funciona de segunda a domingo, entre 7h e 22h.

O Programa Auxílio Brasil disponibiliza a consulta através do aplicativo próprio do benefício social, disponível para Android e iOS. Como funciona através do login e senha vinculados ao Caixa Tem, os beneficiários podem acessar diretamente a plataforma da instituição financeira, também disponível para Android e iOS.

Caso não tenha acesso à internet, encontre dificuldades ou prefira o atendimento presencial, o cidadão pode comparecer nas agências da Caixa Econômica Federal de sua região. Ou então, procurar um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximos para solicitar informações acerca do Auxílio Brasil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade