INSS: PL prevê mudança em perícia médica sobre acidente de trabalho

O projeto em tramitação na Câmara dos Deputados propõe mudanças na realização de perícias médicas sobre acidentes de trabalho, afetando a concessão dos benefícios do INSS.

Na última terça-feira (06/12), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a PL que prevê mudança em perícia médica sobre acidente de trabalho no INSS. Sobretudo, o Projeto de Lei estabelece mecanismos mais específicos para a realização dos exames do Instituto Nacional do Seguro Social.

continua depois da publicidade

Além disso, há inclusão dos aspectos da Lei de Benefícios, vinculada à Previdência Social. Apesar disso, foi aprovado um substitutivo elaborado pela relatora da comissão, a deputada Leandre (PSD-PR). No jargão legislativo, isso significa que o texto alterou substancialmente o conteúdo original da PL.

Em todos os casos, o substitutivo é apresentado pelo próprio relator, mas tem preferência na votação sobre o projeto original. Neste caso, a proposta substituiu o Projeto de Lei 5773/19, com autoria do deputado Afonso Motta (PDT-RS) e um apensado associado. Saiba mais a seguir:

Como funciona o projeto que prevê alterações na perícia médica do INSS?

Leia também

Em relação à apresentação de um texto alternativo, a deputada responsável garantiu que a ideia é estabelecer um conteúdo mínimo específico no laudo pericial. Assim, haverá espaço para contestação. No geral, parte da versão apresentada originalmente pelo deputado Afonso Motta permaneceu inalterada.

continua depois da publicidade

De acordo com o texto, o médico perito será responsável pela entrega de um laudo conclusivo com nome do paciente. Além disso, o documento deverá constar as seguintes informações:

  • Declaração de existência ou não de relação causal entre a doença e a atividade profissional;
  • Declaração de aptidão ou inaptidão para o retorno ao trabalho;
  • Número de dias que o segurado fará jus ao benefício;
  • Orientações para o recebimento do benefício;
  • Orientações para a apresentação de recurso, seja ele administrativo ou judicial;
  • Assinatura, nome e matrícula do médico responsável pela perícia.

Ademais, o substitutivo ainda estabelece que, na ausência de um prazo específico, o auxílio por incapacidade temporária associada a um acidente de trabalho deverá ser pago em um período de 120 dias.

continua depois da publicidade

Sobretudo, a contagem acontecerá a partir da data de concessão. No final do tempo de quatro meses, o segurado ou o empregador terão direito de solicitar prorrogação. O projeto de lei seguirá tramitando em caráter conclusivo, e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) nos próximos dias.

Como funciona o auxílio por incapacidade temporária?

Em primeiro lugar, o auxílio por incapacidade temporária consiste em um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social. Mais especificamente, atende os segurados que estão incapacitados de exercer o trabalho, pois poderão exigir afastamento da atividade através da Previdência.

A legislação previdenciária ainda exige que o cidadão esteja vinculado na condição de segurado, e que tenha cumprido o período de carência de doze meses. Ou seja, contribuído durante, pelo menos, um ano ao INSS.

continua depois da publicidade

Assim, recebem um auxílio para se manter durante o período de tratamento, mas também para custear os gastos relacionados aos procedimentos de saúde. Em todos os casos, o valor varia de acordo com cada pessoa, pois é realizado uma média aritmética simples de todos os salários de contribuição, ou desde o início da contribuição.

Além disso, é fundamental que a incapacidade seja comprovada e declaradamente temporária para garantir o recebimento do auxílio. Entretanto, são considerados tanto os aspectos de ordem física quanto os de ordem psicológica. Portanto, a avaliação médico pericial é uma etapa essencial para a concessão do benefício.

A partir do exame, o perito confirma ou não a situação de incapacidade do segurado, por meio de um lauto informativo a respeito da condição do trabalhador. Por meio desse documento, é fixado uma data de início, para que os agentes previdenciários analisem antes de definir a quantia a ser recebida.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade