Como faço para saber o saldo do meu FGTS em 2022? Descubra aqui

Os trabalhadores brasileiros podem consultar o saldo do meu FGTS em 2022 por meio do CPF, mas devem conhecer os principais canais de comunicação do fundo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) consiste em um direito trabalhista assegurado na legislação brasileira. Neste sentido, os profissionais formais, que atuam com carteira assinada e dentro do regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) podem consultar o saldo do fundo em 2022 por meio do CPF.

continua depois da publicidade

No geral, o FGTS demanda que o empregador deposite, mensalmente, 8% do salário previsto em uma conta vinculada ao funcionário. Desse modo, o fundo funciona uma reserva financeira com retirada prevista dentro de situações específicas, como aposentadoria, demissão sem justa causa e compra do imóvel próprio, por exemplo. Saiba mais a seguir:

Como saber o saldo do meu FGTS em 2022?

A consulta do saldo do FGTS em 2022 é realizada através dos canais oficiais de comunicação, vinculados ao fundo. Sobretudo, os serviços são ofertados com apoio da Caixa Econômica Federal, instituição pagadora responsável pela gestão dos valores e trabalhadores atendidos por esse benefício.

Leia também

Neste sentido, é possível acessar o extrato por meio do site ou do aplicativo FGTS. Atualmente, a plataforma está disponível para Android e iOS, com login realizado através do CPF e outras informações cadastrais.

continua depois da publicidade

Os serviços previstos incluem a solicitação de outras modalidades de saque, indicação de contas em outras instituições para recebimento dos valores e acompanhamento a qualquer hora. A vantagem do novo acesso pelo CPF ainda permite que o profissional verifique a solicitação de saque ao longo do mês.

Além disso, os cidadãos podem se informar por meio do internet banking da Caixa Econômica, caso sejam clientes da instituição. Os cidadãos com contas corrente, conta poupança ou conta poupança social digital possuem acesso ao serviço financeiro, tanto no celular quanto no tablet, por exemplo. A plataforma funciona para usuários de Android e iOS.

continua depois da publicidade

Outro método previsto para se manter informado a respeito da sua conta no fundo é por meio das mensagens. Basicamente, a Caixa Econômica disponibiliza um serviço gratuito de envio de mensagens através do SMS, com cadastro gratuito.

Neste caso, os clientes recebem informações mensais relacionadas aos depósitos realizados por empregadores, mas também relatórios semestrais com o saldo atualizado. A adesão é realizada por meio do aplicativo FGTS.

Por fim, os cidadãos que tiverem dificuldade em utilizar os métodos apresentados anteriormente podem acessar outros mecanismos de consulta na Central de Atendimento da Caixa, no site da instituição. Os trabalhadores brasileiros que não possuem acesso à internet, ou que preferem o atendimento presencial, podem buscar orientação nas agências bancárias disponíveis em sua região.

continua depois da publicidade

Quando posso solicitar o saque do FGTS?

No geral, o saque-rescisão é uma modalidade que possui regras específicas na legislação brasileira. Como uma modalidade tradicional de retirada, existem 14 situações em que o saque do FGTS pode ser solicitado. São elas:

  1. Titular da conta vinculada possui idade igual ou superior a 70 anos;
  2. Demissão sem justa causa;
  3. Rescisão do contrato por motivo de culpa recíproca ou força maior;
  4. Trabalhador está atuando ou não sem registro na Carteira de Trabalho há, no mínimo, 3 anos;
  5. Trabalhador ou dependente com enfermidade em estágio terminal;
  6. Compra do imóvel própria, mas também nos casos de liquidação, pagamento de parcelas do financiamento habitacional ou amortização de dívida;
  7. Aposentadoria dentro das regras da Previdência Social;
  8. Rescisão do contrato por falência da empresa;
  9. Trabalhador ou dependente estão com câncer;
  10. Trabalhador ou dependente é portador de HIV;
  11. Suspensão ou cancelamento de qualquer tipo de trabalho avulso;
  12. Conclusão do contrato estabelecido anteriormente em prazo determinado;
  13. Morte do titular;
  14. Em situações de calamidade pública decretada por órgãos responsáveis.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade