13º salário extra do INSS ainda terá 11 saques em 2022; veja datas

O 13º salário extra do INSS começou a ser pago no dia 24. A partir de agora, restam 11 saques até o final do ano. Confira as datas.

O 13º salário extra do INSS é um resultado da antecipação do pagamento do abono durante o início do ano. Os valores passaram a ser enviados no primeiro semestre, entre 25 de abril e 7 de junho. Já os segurados que começaram a receber suas parcelas a partir de maio têm direito ao abono em parcela única.

continua depois da publicidade

O dinheiro será repassado entre este mês e dezembro. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 30,5 milhões de beneficiários foram contemplados com a mudança das datas. A medida, que ajuda a movimentar as vendas, deve injetar cerca de 56,7 bilhões na economia.

Durante o primeiro semestre, o pagamento do 13º salário foi dividido em duas parcelas, junto do benefício mensal, recebido por todos os aposentados e pensionistas. Assim, a primeira parcela foi liberada entre 25 de abril e 6 de maio, e a segunda, entre 25 de maio e 7 de junho.

A partir de então, restam os valores para beneficiários que ficaram para receber suas parcelas a partir de maio. É importante ter em mente que o cálculo do 13º é feito com base na renda prevista para o final do ano.

continua depois da publicidade
Leia também

13º salário extra do INSS: saques restantes

A antecipação do pagamento é uma garantia para todos os segurados que, neste ano, receberam auxílio por questões como aposentadoria, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, pensão por morte e incapacidade temporária.

Estes valores, porém, não são pagos aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou da Renda Mensal Vitalícia. No caso do BPC, não é pago o 13º ou a pensão por morte, por exemplo.

continua depois da publicidade

O calendário do 13º salário está dividido entre dois grupos: indivíduos que recebem valores de até um salário mínimo e aqueles que recebem valores acima do piso nacional. As datas são organizadas com base no dígito final do cartão do Número de Identificação Social (NIS).

Até o momento, já foram liberados pagamentos para 4 grupos, referentes aos valores de até um salário mínimo. A partir de hoje, restam 11 envios:

  • NB com penúltimo dígito 1: 24 de novembro de 2022 (pago);
  • NB com penúltimo dígito 2: 25 de novembro de 2022 (pago);
  • NB com penúltimo dígito 3: 28 de novembro de 2022 (pago);
  • NB com penúltimo dígito 4: 29 de novembro de 2022 (pago);
  • NB com penúltimo dígito 5: 30 de novembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 6: 1 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 7: 2 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 8: 5 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 9: 6 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 0: 7 de dezembro de 2022.

No caso dos segurados que recebem valores acima de um salário mínimo, o calendário é mais curto. São apenas cinco dias:

continua depois da publicidade
  • Final do NIS 1/6: 1 de dezembro;
  • Final do NIS 2/7: 2 de dezembro;
  • Final do NIS 3/8: 5 de dezembro;
  • Final do NIS 4/9: 6 de dezembro;
  • Final do NIS 5/0: 7 de dezembro.

Consulta do 13º salário do INSS

O 13º salário extra pode ser facilmente consultado por telefone, site ou aplicativo. No telefone, basta ligar para a central de atendimento do instituto, por meio do número 135. Durante a ligação, é necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações.

No site Meu INSS, estão reunidos vários serviços digitais. Após o login, é preciso clicar em “Extrato de Pagamento”. Feito isso, é possível acessar o extrato e outros detalhes do benefício. Por fim, o aplicativo Meu INSS também oferece os mesmos serviços. Disponível para Android e iOS, seu login é o mesmo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade