Desde o dia 24 de novembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem fazendo os repasses do BPC para os inscritos no benefício. Os depósitos são de um salário mínimo (atualmente em R$ 1.212). De acordo com o calendário do BPC, ainda faltam 7 saques para serem feitos ao longo do mês.
Vale lembrar que, apesar do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ser pago pelo INSS, ele não possui o mesmo status de aposentadoria e pensão, que estão vinculadas à Previdência Privada. Isso quer dizer que o BPC não dá direito a pagamentos de 13º salário.
BPC de novembro ainda terá 7 saques: calendário restante
Segundo as regras do BPC, o cronograma de pagamentos segue o calendário do INSS voltado para aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo. Assim, os depósitos são feitos de acordo com o penúltimo dígito do Número do Beneficiário (999.999.999-9).
Ao todo, dez pagamentos estão previstos para serem feitos ao longo do mês de novembro. Como três repasses foram feitos, ainda restam sete pagamentos. Confira as datas previstas, conforme divulgado pelo INSS:
- Número do Beneficiário final 4: 29 de novembro de 2022;
- Número do Beneficiário final 5: 30 de novembro de 2022;
- Número do Beneficiário final 6: 01 de dezembro de 2022;
- Número do Beneficiário final 7: 02 de dezembro de 2022;
- Número do Beneficiário final 8: 05 de dezembro de 2022;
- Número do Beneficiário final 9: 06 de dezembro de 2022;
- Número do Beneficiário final 0: 07 de dezembro de 2022.
Como consultar os pagamentos do BPC de novembro
Os pagamentos do BPC podem ser consultados por meio das plataformas oficiais ofertadas pelo governo federal. O site do meu INSS e o aplicativo meu INSS (Android e iOS) podem ser utilizados para verificação. As plataformas online exigem que a pessoa tenha conta no gov.br. Se não tiver, basta criar uma gratuitamente.
Quem não tem acesso à internet pode ligar para a central telefônica do INSS. Basta ligar para o número 135 que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, conforme o horário de Brasília.
Quais são os critérios para receber o BPC?
O BPC é pago para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cumprem regras específicas previstas em lei. No caso, é preciso se enquadrar nos requisitos abaixo:
- Estar com o CPF em situação regular;
- Estar registrado no CadÚnico com a inscrição regular;
- Fazer parte de uma família que tenha renda de até um quarto de salário mínimo por pessoa;
- Ser idoso (65 anos ou mais) ou ser considerado como Pessoa com Deficiência (PcD) de qualquer idade.
Para pedir o BPC, o interessado pode utilizar o site do Meu INSS, o app do Meu INSS (Android e iOS) ou a central telefônica 135. Caso a pessoa tenha dúvidas, é possível ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para obter orientações ou mesmo em uma unidade do INSS.
Vale ressaltar que o BPC permite que Pessoas com Deficiência (PcD) façam parte do auxílio-inclusão, benefício que incentiva que o inscrito consiga um emprego formal. O programa paga meio salário mínimo (R$ 606) a quem conseguir o trabalho.
Quando isso ocorre, a pessoa deixa de receber o BPC, recebendo o auxílio-inclusão como compensação. Caso a pessoa perca o emprego, o BPC volta a ser pago de forma automática.