CadÚnico: etapa inicial de inscrição pode ser feita sem sair de casa

A etapa inicial de inscrição no CadÚnico, que pode ser feita sem sair de casa, pretende diminuir a burocracia e filas de atendimento nos postos especializados.

Em primeiro lugar, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é o principal instrumento de inclusão dos benefícios sociais vigentes no país. Também conhecido como CadÚnico, existe uma etapa inicial de inscrição que pode ser feita sem sair de casa. Sobretudo, é uma forma de diminuir a burocracia e filas de atendimento nos postos.

continua depois da publicidade

Além de ser utilizado pelo Governo Federal, as esferas municipais e estaduais também utilizam dessa base de dados para a criação de políticas públicas locais. Neste sentido, o CadÚnico é uma importante ferramenta de acompanhamento da situação das famílias brasileiras de baixa renda. Saiba mais a seguir:

Como funciona a etapa inicial de inscrição do CadÚnico?

Antes da etapa do agendamento e das entrevistas, a etapa inicial de inscrição do CadÚnico envolve o pré-cadastro. De acordo com as regras da plataforma, podem se inscrever:

Leia também
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que o cadastro esteja vinculado à inclusão direta em programas sociais do governo federal, estadual ou municipal;
  • Famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias unipessoais, constituídas por pessoas que moram sozinhas;
  • Famílias ou pessoas em situação de rua.

Neste sentido, a etapa inicial de inscrição no CadÚnico envolve o pré-cadastro pelo aplicativo da base de dados. Disponível para Android e iOS, o serviço foi implementado em março deste ano para a adesão de mais famílias ao sistema. Apesar disso, o pré-cadastro não substitui a etapa presencial.

continua depois da publicidade

Sendo assim, o Representante Familiar, responsável pelo cadastro da família na base de dados, deve comparecer no posto de atendimento do seu município. O período máximo previsto é de 120 dias, pois deve-se confirmar e complementar as informações apresentadas na etapa inicial.

Além do aplicativo, o pré-cadastro também pode ser efetuado na versão web para navegadores de internet. No geral, se trata de uma etapa opcional criada para agilizar o atendimento. Entretanto, os cidadãos podem optar por realizar todo o processo de cadastramento no posto de atendimento do Cadastro Único em sua região ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

continua depois da publicidade

Quais são as outras etapas do cadastramento?

Após a etapa inicial de inscrição no CadÚnico, o Representante Familiar deve comparecer presencialmente no posto de atendimento para continuar o cadastro. Neste sentido, deve apresentar os documentos de identificação obrigatórios de cada um dos membros da família, assim como outros dados que forem essenciais ou requisitados.

A apresentação de documentos é fundamental para que o cadastro fique completo. Além disso, a etapa de entrevistas também é importante, pois é o momento em que o agente social realizará a complementação das informações sobre a família.

Neste caso, as perguntas da entrevista presencial abordam tanto a condição financeira quanto os aspectos de saúde dos membros familiares, fonte de renda, despesas e características da família. Posteriormente, os dados são integrados ao Sistema de Cadastro Único para conferir o que foi levantado com outras plataformas federais.

continua depois da publicidade

Com esse processo completo, é possível receber o Número de Inscrição Social e realizar a solicitação nos benefícios sociais. Atualmente, o CadÚnico é utilizado para a inserção de novos membros do Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade