Auxílio Gás terá novo lote em dezembro; saiba consultar pelo CPF

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um benefício social pago bimestralmente. Desse modo, haverá um novo lote em dezembro e os inscritos podem consultar as informações pelo CPF.

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um benefício social de transferência de renda que visa auxiliar as famílias brasileiras socialmente vulneráveis na compra do gás de cozinha. Sobretudo, é um programa de pagamento bimestral, de modo que o novo lote seja em dezembro. Assim, os beneficiários podem consultar as informações pelo CPF.

continua depois da publicidade

Atualmente, atende o público elegível com 100% do valor necessário para a compra de um botijão de gás de 13kg. Entretanto, a previsão é que essa medida seja encerrada no próximo mês, pois em 2023 o benefício retornará ao padrão de parcelas equivalentes a 50% do preço do gás de cozinha. Saiba mais a seguir:

Como funciona o novo lote do Auxílio Gás em dezembro?

Em primeiro lugar, o Auxílio Gás dos Brasileiros segue o mesmo calendário e ordem de pagamento do Auxílio Brasil. Sendo assim, as datas previstas em dezembro são:

Leia também
  • Número final do benefício 1: 12 de dezembro;
  • Número final do benefício 2: 13 de dezembro;
  • Número final do benefício 3: 14 de dezembro;
  • Número final do benefício 4: 15 de dezembro;
  • Número final do benefício 5: 16 de dezembro;
  • Número final do benefício 6: 19 de dezembro;
  • Número final do benefício 7: 20 de dezembro;
  • Número final do benefício 8: 21 de dezembro
  • Número final do benefício 9: 22 de dezembro;
  • Número final do benefício 0: 23 de dezembro.

Como um programa destinado às famílias de baixa renda, o Auxílio Gás possui critérios de prioridade e regras de elegibilidade para os seus beneficiários. No geral, é um benefício operacionalizado pelo Ministério da Cidadania, com pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal. Portanto, são considerados elegíveis:

continua depois da publicidade
  • Famílias com inscrição regular e atualizado no Cadastro Único;
  • Famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias brasileiras com cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, incluindo famílias inscritas em outros programas do governo;
  • Famílias que possuam entre os seus residentes os indivíduos inscritos no BPC/Loas, mesmo que não tenham registro no Cadastro Único.

Em relação à ordem de prioridade, o Auxílio Gás dos Brasileiros atende principalmente as famílias brasileiras com mulheres vítimas de violência doméstica inseridas em medidas protetivas de segurança. Logo em seguida, são priorizadas as famílias com registro no CadÚnico atualizado nos últimos 25 meses e as famílias com menor renda por pessoa.

Posteriormente, as famílias com maior quantidade de pessoas, com beneficiários do Auxílio Brasil e com cadastro qualificado pelo gestor através do uso dos dados para averiguação completam a fila de prioridade. Apesar dessa diferenciação, todos são atendidos com o mesmo valor.

continua depois da publicidade

Por via de regra, o pagamento do Auxílio Gás é determinado a cada novo ciclo de pagamento. Basicamente, o ticket do vale gás depende diretamente da média nacional de preços do botijão de gás divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em agosto, último período de pagamentos, o Auxílio Gás transferiu R$ 112 para os beneficiários. Portanto, é possível que o valor varie em dezembro.

Como consultar o Auxílio Gás pelo CPF?

A consulta do Auxílio Gás pode ser realizada pelo aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS. Porém, os beneficiários também podem acessar o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS, ou entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa no telefone 111.

continua depois da publicidade

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de suporte especializado, é possível entrar em contato com o Ministério da Cidadania. Atualmente, a pasta oferece a possibilidade de ligações gratuitas para telefones fixos através do número 121.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade