A ID Jovem é um programa do governo federal que garante benefícios a jovens entre 15 e 29 anos de idade. Assim, a ID Jovem não é direito apenas de estudantes, e o documento gratuito garante acesso e descontos em várias atividades culturais e esportivas, como cinemas, teatros e shows.
Interessados em se inscrever no programa da ID Jovem devem ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424,00) e estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos dois anos.
Pessoas sem o cadastro no CadÚnico devem procurar uma unidade local do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar o cadastro dos dados. Após a situação regularizada, basta fazer o cadastro da ID Jovem pela internet.
ID Jovem
A ID Jovem é um programa do governo federal destinado aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, com família cuja renda mensal seja de até dois salários mínimos, ou o valor de R$ 2.424,00). Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
O programa social tem garantias como passagens para viagens interestaduais de graça ou com descontos – ao todo são garantidas duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto – e o beneficiário paga apenas o pedágio e a taxa de embarque.
Nesse sentido, no caso de viagens interestaduais, as empresas não são obrigadas a liberar o benefício em compras pela internet, reservando-se apenas a cumprir a lei, que determina a liberação destas vagas apenas para compras de passagens no guichê.
Após a reserva, o jovem deve se apresentar no local de embarque com uma antecedência mínima de 30 minutos. A ID Jovem também concede outros benefícios como a meia-entrada em eventos culturais – cinemas, teatros e shows – e outras manifestações artísticas, culturais e também nos eventos de ordem esportiva, como partidas e campeonatos.
Quem pode solicitar a ID Jovem
Para solicitar a ID Jovem, é necessário atender a critérios estabelecidos pelo próprio governo federal. O primeiro deles é estar dentro da faixa de idade, entre 15 e 29 anos (benefício válido também para não estudantes). Outros critérios são:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Estar com o cadastro atualizado na plataforma;
- Possuir renda familiar de até dois salários-mínimos;
- Saber o Número de Identificação Social (NIS).
Como solicitar a ID Jovem
Para solicitar o documento, é necessário ter o cadastro no CadÚnico. Aqueles que não possuem o cadastro, podem se dirigir ao Cras mais próximo para realizar a inserção dos dados.
É necessário se informar sobre a documentação necessária para realizar esta etapa, entrando em contato com o Cras da localidade desejada (geralmente comprovantes de rendas e de domicílio, além de documento oficial com foto e o NIS).
Após a atualização da base de dados, será possível que o jovem faça a emissão da ID Jovem através do site oficial ou do próprio aplicativo, disponível para smartphones e outros dispositivos móveis.
Para emitir a ID Jovem, basta preencher pelo aplicativo ID Jovem ou pelo site, o formulário com o Número de Identificação Social (NIS), o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. O documento fica disponível na mesma hora (válido por 180 dias), acessando o endereço eletrônico da ID Jovem.