Prova de Vida do INSS mudará em 2023; veja quais serão as novas regras

A Prova de Vida do INSS mudará em 2023, com novos procedimentos que devem facilitar o acesso aos benefícios dos segurados.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utiliza a prova de vida para controlar o processo de liberação das aposentadorias e pensões dos cidadãos. Essencial para a manutenção destes benefícios, a prova de vida do INSS mudará em 2023, principalmente em relação aos métodos de comprovação de elegibilidade.

continua depois da publicidade

A partir do ano que vem, a prova de vida deve passar a ser realizada de forma automática para todos os segurados da Previdência Social. Vale lembrar que este procedimento busca confirmar que o aposentado ou pensionista ainda está vivo, evitando fraudes e pagamento indevido para outras pessoas.

Neste ano, no mês de fevereiro, o INSS suspendeu a obrigatoriedade da realização da prova até 31 de dezembro. Assim, os pagamentos continuaram sendo feitos normalmente. No geral, a comprovação foi suspensa durante a pandemia da COVID-19, com o fechamento temporário das unidades da Previdência.

Atualmente, porém, o procedimento está passando por uma transição em seu formato. Era comum que os segurados precisassem comparecer a uma agência bancária ou unidade do INSS para a comprovação, mas com a tecnologia desenvolvida na pandemia, ela passou a ser online.

continua depois da publicidade
Leia também

Em 2022, ficou decidido que a prova de vida não seria mais uma obrigação dos aposentados, mas sim do instituto. Assim, a partir de 2023, a comprovação deve ser feita de forma automática, por meio do cruzamento de dados da Previdência com outras bases do governo.

Prova de Vida do INSS mudará em 2023: novas regras

Por meio do cruzamento de dados, sem a obrigatoriedade da realização da prova por um segurado, será possível verificar se o indivíduo fez alguma movimentação durante o último ano. Algumas das atividades utilizadas para comprovar a prova de vida são as seguintes:

continua depois da publicidade
  • Registro de vacinação;
  • Declaração do Imposto de Renda, tanto como titular quanto como dependente;
  • Votação nas eleições;
  • Acesso ao Meu INSS com selo ouro, ou outros aplicativos e sistemas públicos com certificação e controle de acesso;
  • Empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
  • Perícia médica presencial ou por telemedicina;
  • Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Atualização no Cadastro Único;
  • Emissão ou renovação de documentos como carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte, entre outros.

No caso de não existir nenhuma movimentação que possa comprovar a atividade do segurado, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) irá então convocar o aposentado. Neste caso, será necessário realizar a prova de vida presencial ou eletrônica.

Como fazer a prova de vida

Atualmente, os canais para realizar este procedimento seguem disponíveis. Assim, os segurados ainda podem fazer a prova de vida por rede bancária ou pelo Meu INSS. Estas mudanças só devem terminar até o dia 31 de dezembro.

Por tal motivo, nenhum beneficiário terá seu pagamento bloqueado até o fim do ano. Para aqueles que desejam fazer a comprovação pela internet, só é preciso seguir o passo a passo:

continua depois da publicidade
  • Acesse o aplicativo gov.br e faça o login;
  • Na aba "Serviços", selecione a opção "Prova de Vida";
  • Clique em "Histórico de Prova de Vida", e então em "Prova de Vida Pendente";
  • Por fim, selecione "Autorizar", e siga as instruções para que seja feita a biometria facial.

Vale lembrar que este procedimento necessita de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Título de Eleitor do segurado. Afinal, a foto obtida no aplicativo será comparada com outras imagens da base de dados da Senatran ou da Justiça Eleitoral.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade