O pagamento do abono extra do INSS foi antecipado pelo governo durante o início do ano, com início do pagamento do benefício em 25 de abril até 7 de junho. Segurados que começaram a receber os valores a partir de maio, porém, terão direito ao abono em uma parcela única, neste mês e em dezembro.
Estes valores se referem ao 13º salário extra do instituto. De acordo com o INSS, cerca de 30,5 milhões de benefícios foram contemplados com a antecipação, e ao todo, a medida deve injetar cerca de 56,7 bilhões na economia.
No caso do pagamento feito no início do ano, o abono foi dividido em duas parcelas, junto do benefício mensal do instituto. Deste modo, a primeira parcela foi entre 25 de abril a 6 de maio, e a segunda parcela, de 25 de maio a 7 de junho.
A partir de agora, resta enviar os valores para os beneficiários que deveriam receber seu 13º salário extra a partir de maio. Vale lembrar que o benefício é calculado com base na renda prevista para dezembro deste ano.
Abono extra do INSS: quem tem direito e calendário
Esta antecipação do pagamento é garantida para todos os segurados do INSS que, durante 2022, receberam auxílio por questões como incapacidade temporária, aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou pensão por morte.
É preciso ter em mente, porém, que o 13º salário não é pago aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), nem do Renda Mensal Vitalícia. Afinal, o BPC, por exemplo, não recebe 13º salário ou paga pensão por morte.
O calendário do abono extra está dividido entre dois grupos: o primeiro é destinado para aqueles que recebem um salário mínimo, e o segundo para quem recebe mais de um salário mínimo. Vale lembrar que as datas são estipuladas com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
A sequência para segurados que recebem um salário mínimo é a seguinte:
- Final do NIS 1: 24 de novembro;
- Final do NIS 2: 25 de novembro;
- Final do NIS 3: 28 de novembro;
- Final do NIS 4: 29 de novembro;
- Final do NIS 5: 30 de novembro;
- Final do NIS 6: 1 de dezembro;
- Final do NIS 7: 2 de dezembro;
- Final do NIS 8: 5 de dezembro;
- Final do NIS 9: 6 de dezembro;
- Final do NIS 0: 7 de dezembro.
Já no caso dos segurados que recebem valores acima de um salário mínimo, o calendário é mais curto, com apenas cinco dias:
- Final do NIS 1/6: 1 de dezembro;
- Final do NIS 2/7: 2 de dezembro;
- Final do NIS 3/8: 5 de dezembro;
- Final do NIS 4/9: 6 de dezembro;
- Final do NIS 5/0: 7 de dezembro.
Como consultar o abono extra do INSS
É possível consultar o 13º salário do INSS por meio do telefone, site ou aplicativo.
Para consultas via telefone, só é preciso ligar para a central de atendimento do instituto, no número 135. Durante a ligação, o beneficiário deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações, bem como qual serviço deseja utilizar.
No site Meu INSS estão reunidos vários serviços digitais do instituto. Ao fazer o login na tela inicial, é necessário clicar em “Extrato de Pagamento”. A partir de então, é possível ter acesso ao extrato e outros detalhes sobre este benefício.
Igualmente, o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, também necessita de login. Os mesmos serviços do site estão disponíveis na ferramenta.