Quem precisa atualizar o CadÚnico em novembro? Veja regras oficiais

O cadastro atualizado evita a suspensão ou cancelamento de benefícios do governo federal. Famílias precisam estar com o CadÚnico atualizado ainda em novembro. Confira as regras.

Após o Ministério da Cidadania prorrogar por mais 30 dias o prazo para atualização de informações do Cadastro Único (CadÚnico), famílias tem até meados de novembro para fazer a atualização.

continua depois da publicidade

A situação cadastral deve estar atualizada para que famílias não percam o direito de participar de benefícios do governo, como é o caso do Auxílio Brasil. Nesse sentido, o Cadastro Único é o que permite que o governo possa incluir famílias de baixa renda em programas de auxílio do governo.

Quem precisa atualizar o CadÚnico em novembro?

A cada dois anos as famílias inscritas no Cadastro Único devem fazer a atualização de seus dados (ou sempre que acontecer uma alteração). Em consequência da pandemia, o Ministério da Cidadania escalonou o processo para revisão de dados.

Leia também

Em 2022, devem se apresentar para regularização da situação cadastral as famílias com cadastros atualizados pela última vez nos anos de 2016 ou 2017. Já as famílias que atualizaram pela última vez em 2018 ou 2019 vão ser convocadas nos próximos anos.

continua depois da publicidade

Prazos para regularização do CadÚnico

Famílias que estejam desatualizadas desde 2016 ou 2017 devem regularizar a situação cadastral até o dia 14 de novembro, caso queiram evitar o bloqueio do Auxílio Brasil. Entretanto, para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo é até dezembro de 2022.

Como regularizar o CadÚnico?

As famílias inscritas no Cadastro Único ficam obrigadas a atualizar seus dados a cada dois anos ou sempre que acontecer alguma mudança estrutural na família (morte, nascimento, divórcio, casamento) ou mudança de domicílio, por exemplo.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, os convocados para a revisão dos dados cadastrais devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao posto de atendimento do Cadastro Único na sua localidade.

Para fazer todo o processo, são necessários alguns documentos. O responsável familiar deve apresentar CPF ou Título de Eleitor (exceto em caso de famílias indígenas e quilombolas). Para as demais pessoas da família, o responsável familiar deverá apresentar ao menos um dos documentos a seguir para cada componente da família:

  •  CPF, de preferência; ou
  •  Certidão de Nascimento; ou
  •  Certidão de Casamento; ou
  •  Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
  •  Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
  •  Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
  •  Título de Eleitor.

Confira a situação do cadastro

As famílias podem conferir a situação no Cadastro Único pelo aplicativo. Por lá e pelo site do CadÚnico é possível saber se o cadastrado está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, além de instruções sobre o que fazer para regularizar o cadastro.

continua depois da publicidade

Se a família não tiver passado por nenhuma alteração em suas informações desde a última atualização, é possível fazer a confirmação de dados pelo aplicativo do Cadastro Único. Caso precise fazer alguma alteração é preciso se dirigir a um posto de cadastramento e agendar nova entrevista.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade