Cartão do Auxílio Brasil: entenda como validar e cadastrar a senha

A validação da senha pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, em unidades lotéricas ou agências da Caixa.

O novo cartão do Auxílio Brasil é uma ferramenta que visa dar mais liberdade aos beneficiários para fazer compras, saques e pagamentos. A versão modernizada agora possui um chip na função débito, que faz com que seja possível acompanhar e movimentar dinheiro na conta e controlar as despesas.

A estimativa é que cerca de 6,6 milhões de pessoas que fazem parte do programa na modalidade poupança digital recebam o cartão em um primeiro momento, desde que tenham ingressado a partir de novembro de 2021.

Ainda no primeiro mês, a previsão de emissão é de 3,2 milhões de cartões. Com a novidade, o governo busca tornar ainda mais eficiente o pagamento do auxílio, bem como ampliar as ferramentas de segurança por meio da tecnologia antifraude do chip de contato. Já a validação e o cadastro da senha do cartão do Auxílio Brasil é um processo simples e que não toma tempo.

Neste sentido, os primeiros a fazerem o cadastro, o público prioritário, foram definidos com base na qualidade dos canais de pagamento disponíveis em cada região. Assim, houve maior foco nos municípios que não possuem canal de pagamento da Caixa, ou que tenham centros sobrecarregados.

Como validar e cadastrar a senha do cartão do Auxílio Brasil

Assim que o usuário recebe seu cartão, é necessário que ele cadastre uma senha para uso. O processo pode ser feito em agências da Caixa, unidades lotéricas e por meio do aplicativo Caixa Tem.

No app, só é necessário acessar a opção “Auxílio Brasil”, e clicar em “Criar senha do cartão”. Após informar a numeração desejada, é preciso confirmar a alteração e pronto, a ferramenta já pode ser utilizada.

Para realizar o cadastro presencialmente, o usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento Caixa, no número 111. Na ligação, serão solicitados documentos como o cartão do programa, um documento de identificação, o CPF e o Número de Inscrição Social (NIS), portanto, já é importante tê-los em mãos.

Depois da solicitação do cadastramento, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa junto do cartão e de um documento de identificação.

Mais sobre o novo cartão Auxílio Brasil

Todos os cartões serão encaminhados pelos Correios, diretamente para o endereço informado pela família no Cadastro Único. Junto dele, é enviado um porta-cartão, que possui informações como as funcionalidades da ferramenta, como cadastrar a senha, as condicionalidades do programa, o calendário de pagamento e canais de atendimento da Caixa e do Ministério da Cidadania.

Na parte da frente do cartão, estão dados como a identificação do programa, o número do cartão, o nome do Responsável Familiar, a validade, número da conta e o NIS do Responsável Familiar. Na parte de trás, os canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa, bandeiras da Elo ou Visa e do banco 24horas e o QR Code.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.