Prazo para atualizar CadÚnico é prorrogado; confira novo calendário

Inscritos no Cadastro Único terão até novembro para realizar revisão cadastral. Alteração é etapa obrigatória de 25 benefícios.

Até 14 de novembro, mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no CadÚnico devem revisar os dados cadastrais. O procedimento é necessário para evitar a suspensão temporária ou mesmo o cancelamento definitivo de 25 benefícios sociais vinculados ao Cadastro Único, a exemplo de Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC e ID Jovem.

continua depois da publicidade

O prazo é válido apenas para beneficiários chamados pelo governo, que definiu escalas específicas por conta dos impactos da pandemia. No decorrer de 2022, somente as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 estão convocadas para regularizar os dados no CadÚnico, mesmo que não tenham passado por questões como nascimento ou morte de um membro, aumento ou diminuição de renda mensal e/ou mudança de endereço.

A previsão é que o grupo atualizado em 2018/19 seja chamado a partir de 2023. Estimativas do Ministério da Cidadania indicam que 757 mil beneficiários do Auxílio Brasil devem regularizar o cadastro até novembro.

O novo cronograma foi aprovado em decorrência do aumento das filas e da demora nos atendimentos durante a semana de encerramento da data final anterior, 14 de outubro, com relatos recorrentes de pessoas que chegaram às unidades à noite com o objetivo de assegurar o atendimento no dia seguinte.

continua depois da publicidade
Leia também

Como atualizar o CadÚnico?

Desde março, é permitido checar as próprias informações pelo aplicativo (app) do Cadastro Único, via celular. Também é possível acessar os registros pelo site e saber a situação cadastral da família e quais os documentos exigidos para regularização.

Beneficiários do Auxílio Brasil recebem, periodicamente, mensagens no extrato de pagamento e também por meio do aplicativo, caso tenham acesso.

continua depois da publicidade

No entanto, verificar as informações e se planejar não significa ter permissão para alterá-las diretamente na base de dados do governo. Somente famílias que não passaram por mudanças desde a última revisão, realizada em 2016/2017, podem efetuar a análise pelo site ou app, já que não há atualizações a serem feitas.

É raro, contudo, que no período de cinco anos não tenham surgido novidades e dados familiares a incluir, excluir ou alterar – daí a corrida para atendimentos presenciais diretamente nas agências credenciadas.

Onde atualizar o CadÚnico?

Quem for convocado para essa entrevista de atualização cadastral, oficialmente chamada de revisão de dados, deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou a um posto de atendimento do CadÚnico no município onde reside.

continua depois da publicidade

Famílias que não realizarem o processo solicitado pelo governo federal poderão ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Revisão do CadÚnico: saiba mais

Todo beneficiário do Auxílio Brasil ou de outros programas federais está cadastrado no CadÚnico, mas nem todo inscrito na plataforma tem direito automaticamente aos repasses mensais. Realizar o cadastro, unificado em todos os municípios, é apenas o primeiro passo para requerer o benefício.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade