Prazo para atualizar CadÚnico é prorrogado; confira novo calendário

Inscritos no Cadastro Único terão até novembro para realizar revisão cadastral. Alteração é etapa obrigatória em 25 benefícios.

Está prorrogado, até 14 de novembro, o prazo para atualizar as informações pessoais do Cadastro Único. Mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no CadÚnico estão convocadas a revisar os dados cadastrais.

Leia também

A atualização periódica é necessária para evitar a suspensão temporária ou mesmo o cancelamento definitivo de 25 benefícios sociais, a exemplo de Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC e ID Jovem.

O prazo é válido apenas para beneficiários chamados pelo governo, que definiu escalas específicas por conta dos impactos da pandemia.

No decorrer de 2022, somente as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 estão convocadas para regularizar os dados no CadÚnico, mesmo que não tenham passado por questões como nascimento ou morte de um membro, aumento ou diminuição de renda mensal e/ou mudança de endereço.

A previsão é que o grupo atualizado em 2018/19 seja chamado a partir de 2023.

Estimativas do Ministério da Cidadania indicam que 757 mil beneficiários do Auxílio Brasil devem regularizar o cadastro até novembro.

O novo cronograma foi aprovado em decorrência do aumento das filas e da demora nos atendimentos durante a semana de encerramento da data limite anterior, 14 de outubro, com relatos recorrentes de pessoas que chegaram às unidades à noite com o objetivo de assegurar o atendimento no dia seguinte.

Como atualizar o CadÚnico?

Desde março, é permitido checar as próprias informações pelo aplicativo (app) do Cadastro Único, via celular. Também é possível acessar os registros pelo site e saber a situação cadastral da família e quais os documentos exigidos para regularização.

Beneficiários do Auxílio Brasil recebem, periodicamente, mensagens no extrato de pagamento e também por meio do aplicativo, caso tenham acesso.

No entanto, verificar as informações e se planejar não significa ter permissão para alterá-las diretamente na base de dados do governo. Somente famílias que não passaram por mudanças desde a última revisão, realizada em 2016/2017, podem efetuar a análise pelo site ou app, já que não há atualizações a serem feitas.

É raro, contudo, que no período de cinco anos não tenham surgido novidades e dados familiares a incluir, excluir ou alterar – daí a corrida para atendimentos presenciais diretamente nas agências credenciadas.

Onde atualizar o CadÚnico?

Quem for convocado para essa entrevista de atualização cadastral, oficialmente chamada de revisão de dados, deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou a um posto de atendimento do CadÚnico no município onde reside.

Famílias que não realizarem o processo solicitado pelo governo federal poderão ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Revisão do CadÚnico: saiba mais

Todo beneficiário do Auxílio Brasil ou de outros programas federais está cadastrado no CadÚnico, mas nem todo inscrito na plataforma tem direito automaticamente aos repasses mensais.

Isso porque realizar o cadastro, unificado em todos os municípios do país, é apenas o primeiro passo para requerer o benefício.

Leia também


você pode gostar também

Aposentados podem se tornar MEIs sem perder o benefício do INSS?

A crise econômica está forçando os aposentados a consultarem a possibilidade de se tornar MEIs sem perder o benefício do INSS, mas existem regras sobre isso na legislação previdenciária.

Auxílio Brasil: veja quem tem prioridade para ser aprovado no programa

Os inscritos no Auxílio Brasil devem aguardar os procedimentos do Ministério da Cidadania para receber os pagamentos, mas existe um público que tem prioridade para ser aprovado no programa.

Auxílio Brasil terá calendário diferente em dezembro; entenda

O Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal que atende as famílias vulneráveis. Confira calendário de dezembro e o valor das parcelas.

Bolada do INSS de até R$ 72,7 mil: saiba consultar se você tem dinheiro a receber

Beneficiários do INSS que ganharam ações podem ter valores a receber. O dinheiro será pago a mais de 100 mil segurados do instituto.

Auxílio Moradia em São Paulo: confira regras e quem tem direito

Confira abaixo detalhes sobre o Auxílio Moradia, programa disponível no estado de São Paulo, e entenda quais famílias podem ter direito ao benefício.

Calendário Saque FGTS 2023: veja todas as datas previstas para ano que vem

O calendário FGTS 2023 vai contar com 12 saques na modalidade aniversário. Essa é optativa e deve ser solicitada até o mês de resgate.