Nesta segunda-feira, 19 de setembro de 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação do sinal de 5G em mais sete capitais. Em razão disso, mais cidades terão disponibilização do kit antena digital grátis, concedido às famílias inscritas no CadÚnico que utilizam antenas parabólicas convencionais.
O objetivo é continuar garantindo imagem e som de qualidade nos canais abertos. A mudança será feita porque as antenas parabólicas convencionais serão afetadas com a chegada do 5G no Brasil. Isso deve acontecer pela alteração do sinal de satélite Banca C para Banca Ku gerada pela nova tecnologia.
Kit antena digital grátis: mais cidades são contempladas
Os cidadãos que possuem a antiga antena parabólica devem realizar a troca do aparelho em algum momento. Essa transição deverá ser gradual, a partir da chegada da tecnologia 5G, que deve afetar a transmissão nas antenas parabólicas convencionais. A tecnologia, até o momento, alcançou as seguintes capitais brasileiras:
- Brasília – DF;
- Aracaju – SE;
- Belo Horizonte – MG;
- Boa Vista – RR;
- João Pessoa – PB;
- Campo Grande – MS;
- Cuiabá – MT;
- Porto Alegre – RS;
- São Paulo – SP;
- Curitiba – PR;
- Goiânia – GO;
- Maceió – AL;
- Salvador – BA;
- Rio de Janeiro – RJ;
- São Luís – MA;
- Teresina – PI;
- Vitória – ES;
- Florianópolis – SC;
- Palmas – TO.
Com isso, sobe para 22 o número de capitais com acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais localizadas na Região Norte ainda não têm acesso à tecnologia: Manaus, Belém, Porto Velho, Rio Branco e Macapá. O cronograma oficial prevê que a ativação do 5G puro esteja em todas as capitais até 27 de novembro de 2022. Contudo, há possibilidade de antecipação caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo.
Antes de solicitar o seu kit, é importante cumprir com alguns requisitos, como ter a inscrição atualizada no CadÚnico. Além disso, o interessado deve ter uma antena parabólica que esteja em pleno funcionamento. Dessa maneira, aparelhos defeituosos não serão aceitos para troca.
Aqueles que possuem TV por assinatura, ou já têm uma antena digital (interna ou externa), não vão precisar passar pela mudança.
A Anatel informou que um profissional da área será realizar a instalação da nova antena. Contudo, antes de realizar o procedimento, esse técnico irá avaliar se a família está apta a fazer a troca. Dessa maneira, não será concedido o kit antena digital para aqueles que:
- Descumprirem qualquer um dos requisitos já citados;
- Tiverem moradias com antena digital, conhecida como “espinha de peixe”;
- Tiverem moradias com TV por assinatura;
- Tiverem moradias com antena parabólica, mas não esteja conectada a televisão ou esteja quebrada.
Como solicitar o kit antena digital?
Se você não tem certeza se possui inscrição no Cadastro Único, e que cumpre com os critérios do benefício, confirme seu cadastro antes de solicitar o kit. Para isso, o interessado deverá acessar o site da base de dados, preencher as informações solicitadas e selecionar a opção “Emitir”, gerando o certificado.
Caso esteja apto para receber o kit antena digital, com instalação gratuita pelo governo federal, a família deve realizar o pedido via internet ou por telefone. Para o contato telefônico, será preciso ligar para a Anatel pelo número 0800 729 2404.
Quem quiser fazer a solicitação pela internet, precisa:
- Acessar o endereço eletrônico do Siga Antenado (canal de informações sobre a troca de equipamentos);
- Abrir o menu no canto superior esquerdo;
- Depois, clicar “Programa de distribuição de kits gratuitos” e, em seguida, “Agende aqui”;
- Ao ser redirecionado, selecionar a forma de identificação (CPF ou NIS);
- Em seguida, informar o número do cadastro escolhido e responda às perguntas;
- Marcar o dia e horário para que a instalação do kit antena digital seja realizada em sua residência.
Caso persista alguma dúvida, confira o vídeo abaixo explicando o programa: