Portal Meu INSS simplifica o acesso aos serviços e auxílios da Previdência

Com a atualização, serviços do portal podem ser acessados com maior facilidade, tornando possível encontrar mais de uma ferramenta em um só menu.

O portal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecido como Portal Meu INSS, passou por algumas mudanças que buscam simplificar o acesso aos serviços do órgão. Deste modo, trabalhadores e beneficiários podem conferir o necessário por meio do menu de serviços de forma mais rápida.

continua depois da publicidade

Atualmente, o INSS oferece mais de 100 serviços ao cidadão, e todos estão disponíveis nos canais remotos. Agora, porém, a nova regra permite que quem ligue para o 135, ou acesse o Meu INSS, não precise mais ficar em dúvida entre o serviço correto.

Certas opções passaram por uma junção para que seja possível encontrar tudo em um só lugar. Este é o caso da “Atualização de Dados do Benefício” e “Atualização de Dados Cadastrais”, visto que agora só é necessário escolher o serviço “Atualização de Cadastro e/ou Benefício”, simplificando o processo.

Leia também

Novos serviços do Meu INSS

Abaixo, confira todos os novos serviços que sofreram atualização e as novas funções disponíveis em cada um:

continua depois da publicidade
  1. A Atualização de Cadastro e/ou Benefício é responsável por atualizar dados cadastrais de beneficiários que estão faltando, ou que são inconsistentes, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou no benefício do requerente. Além disso, ela agora inclui, altera e encerra a atividade que o segurado realiza ou realizava.
  2. A Atualização Procurador e Representante Legal serve para incluir, excluir e renovar o procurador do benefício, bem como o representante legal do benefício, seja ele o tutor, curador ou administrador provisório.
  3. A Atualização de Dados do Imposto de Renda retifica dados do benefício no Informe de Rendimentos emitido pelo INSS, para possibilitar a declaração do ajuste anual do IR. Ela inclui e exclui a quantidade de dependentes no processo de dedução do IR.
  4. Na Solicitação de Emissão do Pagamento não Recebido, o segurado pode emitir valores não recebidos por ele, e reativar o benefício no caso de suspensão ou cancelamento, quando possível.
  5. Por fim, na Solicitação de Desistência, Encerramento e Renúncia de Benefício, é possível realizar a desistência ou cancelamento de um benefício, bem como encerrá-lo em razão de óbito do titular. Além disso, a cota e os auxílios de pensão podem ser terminados por conta de morte ou auxílio-reclusão.

Por outro lado, existem ainda dois serviços atualizados que só estarão disponíveis por meio do número 135. São eles a Atualização de Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento e a Solicitação de Exclusão e Reativação de Empréstimo Consignado Judicial.

continua depois da publicidade

O primeiro realiza o acerto de vínculo e remuneração e altera o código de pagamentos quando utilizado de maneira equivocada no momento de recolhimento das contribuições.

Enquanto isso, o segundo é utilizado para cumprir determinação judicial, em busca da exclusão ou reativação da consignação em decorrência de empréstimo consignado.

Leia também

Concursos em sua
cidade