Quando uma pessoa se aposenta pelo INSS, ela passa a ter direito de sacar os recursos presentes no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para facilitar a obtenção do dinheiro, o Meu INSS liberou a opção de gerar a certidão do saque do FGTS de forma digital.
Vale lembrar que, oficialmente, o documento é denominado de Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS. Antes da opção via Meu INSS, o interessado só podia pedir presencialmente ou pelo telefone 135. O documento, então, era enviado via Correios para o aposentado.
Meu INSS: certidão do saque do FGTS
O aplicativo do Meu INSS (Android e iOS) e o site do Meu INSS liberaram a opção de pedir a certidão do saque do FGTS. É só ir na opção da certidão e seguir os passos da plataforma escolhida. Se tudo estiver certo, a certidão chegará na casa da pessoa por meio dos Correios.
A carta estará identificada no nome do aposentado e os valores devem ser retirados na Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, o trabalhador pode resgatar o saldo de todas as suas contas do Fundo de Garantia que tenham a data de admissão anterior à Data de Início do Benefício (DIB).
Como sacar o FGTS com a certidão do INSS
Com a certidão em mãos, basta a pessoa ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e pedir pelo saque do FGTS. Quem quiser, pode fazer o processo de forma online, no aplicativo do FGTS (Android e iOS). Veja:
- Abra o app;
- Faça seu login;
- Vá na opção “Meus saques”;
- Toque em “Outras situações de saque”;
- Clique em “Aposentadoria”;
- Vá em “Solicitar Saque”;
- Envie os documentos solicitados (entre eles a certidão obtida pelo Meu INSS);
- Em cerca de um mês, o dinheiro será liberado.
Caso tenha problemas, ligue para o número 0800-726-0207 da Caixa ou vá até uma agência.
Meu INSS: problemas para emitir certidão
Apesar de ter divulgado a liberação do da certidão do saque do FGTS, alguns aposentados passaram a relatar que não estão obtendo sucesso em emitir o documento e outros vem afirmando que o prazo está sendo superior a 20 dias. Portanto, muitos aposentados não puderam acessar os valores que estão retidos no banco.
Nesses casos, recomenda-se que a pessoa entre no site do Meu INSS ou utilize o app para verificar se seus dados estão corretos. Se estiver, entre em contato com a Previdência Social para saber se está tendo algum problema. Por fim, se a solução não for resolvida, procure um advogado especialista na área para orientações.
Calendário do INSS de agosto
Enquanto isso, o calendário INSS continua fazendo os repasses de agosto. O cronograma segue o Número de Beneficiário (NB), no caso, o instituto considera o penúltimo dígito (999.999.999-9). Então, confira os repasses previstos:
Repasses de até um salário mínimo (R$ 1.212)
Veja as datas dos pagamentos para quem recebe até um salário mínimo:
- Penúltimo dígito do NB 1: 25 de agosto de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 2: 26 de agosto de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 3: 29 de agosto de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 4: 30 de agosto de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 5: 31 de agosto de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 6: 01 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 7: 02 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 8: 05 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 9: 06 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 0: 08 de setembro de 2022.
Acima de um salário mínimo
Confira os pagamentos para quem ganha acima de um salário mínimo:
- Penúltimo dígito do NB 1 ou 6: 01 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 2 ou 7: 02 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 3 ou 8: 05 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 4 ou 9: 06 de setembro de 2022;
- Penúltimo dígito do NB 5 ou 0: 08 de setembro de 2022.
A consulta dos pagamentos do INSS pode ser feita site do Meu INSS e aplicativo do Meu INSS (Android e iOS). O interessado também pode ligar para o número 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.