O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício oferecido a todos os trabalhadores de carteira assinada, que recebem em média dois salários mínimos por mês. Por meio de um número de registro, disponível na Carteira de Trabalho, o beneficiário tem acesso a vários direitos profissionais, como o abono PIS/Pasep, que pode chegar a até R$ 1,2 mil.
Para consultar um possível benefício não sacado, é possível utilizar o CPF, por meio da internet ou telefone. Da mesma forma, o número pode ser verificado por meio do Cartão Cidadão ou em extratos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A sequência numérica do PIS é gerada durante o primeiro emprego formal do trabalhador.
Além disso, para receber o abono salarial, é necessário que o beneficiário tenha trabalhado por pelo menos 30 dias no ano do pagamento, e esteja inscrito há no mínimo 5 anos no PIS. Da mesma forma, é essencial ter os dados atualizados pela empresa na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, dependendo da categoria da companhia.
Como consultar o abono PIS/Pasep 2021 pelo CPF
A consulta do abono PIS/Pasep pode ser feita de várias formas com o CPF. A mais simples é por meio do site Meu INSS, que centraliza outros serviços além do PIS e do tempo de contribuição do trabalhador.
Neste caso, após acessar o portal, só é preciso fazer o login ou cadastro. Com o preenchimento dos dados solicitados, é necessário fazer o login novamente, e, no menu inicial, no canto superior direito, estarão disponíveis o nome do trabalhador, CPF e NIT/PIS.
Da mesma forma, é possível verificar o benefício por meio do site da Caixa, fazendo o login e informando o número do CPF.
Por aplicativos, a consulta do programa pelo CPF é feita pelo app do FGTS, da Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador ou Caixa Tem.
O processo também está disponível por telefone, ligando para o número da Previdência Social (135) e informando o CPF. Após selecionar a opção 5, um dos responsáveis deve confirmar os dados cadastrais e informar o número do PIS. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A Caixa oferece o mesmo serviço por meio do Caixa Cidadão, no número 0800-726-0207. O atendimento eletrônico é feito 24h por dia, 7 dias por semana.
Abono PIS/Pasep 2021
É comum que o pagamento do abono salarial seja feito no ano seguinte ao do ano-base. Por exemplo, o benefício do ano-base de 2017 foi pago em 2018, e o de 2018 em 2019. Com a pandemia, porém, as datas dos pagamentos sofreram algumas alterações.
O abono de 2020 só foi pago neste ano, e apesar do pagamento do ano-base de 2021 ter sido esperado em 2022, o governo já anunciou que não haverá outro repasse até o fim do ano. Assim, é provável que o abono PIS/Pasep de 2021 só seja disponibilizado em 2023, mas ainda não houve nenhuma oficialização da possibilidade.
Todos os repasses do PIS são para quem trabalha na iniciativa privada, e são liberados pela Caixa Econômica Federal. Enquanto isso, o Pasep é oferecido aos servidores públicos, com administração do Banco do Brasil.