Cartão Cidadão: saiba como emitir e fazer consulta de benefícios sociais
Cartão Cidadão foi criado para permitir que quem não tem conta na Caixa possa sacar benefícios sociais do governo federal.
O Cartão Cidadão é utilizado por milhares de pessoas. Com ele, o indivíduo consegue ter acesso a diversos benefícios do governo. Sendo assim, saiba como emitir o Cartão Cidadão e quais benefícios ele atende.
Lembrando que o fato de obter o Cartão Cidadão não garante que a pessoa receberá os recursos de todos os benefícios que ele abrange. É preciso estar registrado nos programas e também cumprir os requisitos para ter acesso aos pagamentos.
Cartão Cidadão: motivo de criação e benefícios
A maior parte dos pagamentos de benefícios do governo federal são feitos pela Caixa Econômica Federal. FGTS, Auxílio Brasil, seguro-desemprego e abono salarial são responsabilidade da instituição financeira. Entretanto, nem todas as pessoas possuem conta no banco.
Por conta disso, o governo federal criou o Cartão Cidadão. Com ele, a pessoa pode sacar o dinheiro de qualquer um dos benefícios nas Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou em terminais de autoatendimento da Caixa.
Como emitir o Cartão Cidadão
Para emitir o Cartão Cidadão, o interessado possui a opção de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:
- Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- NIS ou NIT ou PIS/PASEP;
- Comprovante de residência atualizado.
O cartão ainda pode ser solicitado por meio da Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão, telefone 0800 726 0207. Seja por telefone ou presencialmente, não há custos para pedir o Cartão Cidadão.
Depois de fazer o cartão, é preciso que a pessoa habilite a Senha Cidadão. Composta por números, ela permite que a pessoa realize os saques e dá segurança ao usuário. A senha pode ser pedida pelos mesmos canais de criação do cartão e nas Lotéricas.
Como consultar os benefícios do Cartão Cidadão
A consulta dos saldos dos benefícios que fazem parte do Cartão Cidadão pode ser feita de forma online. Cada pagamento possui seu próprio modo de consulta. Veja quais:
- Auxílio Brasil: app do programa (Android e iOS) ou do Caixa Tem (Android e iOS);
- FGTS e seguro-desemprego: pelo site do FGTS ou aplicativo (para Android e iOS);
- PIS/Pasep: app da Carteira de Trabalho (Android e iOS).
Leia também
- Calendário INSS de março: novo grupo recebe benefício hoje (30)
- Servidores terão reajuste salarial de 9%; acordo já foi assinado
- Bolsa Família: 3 milhões de pessoas devem sair da extrema pobreza
- Bolsa Família: 103,5 mil crianças DESTE estado podem receber o adicional de R$ 150
- Carrefour vai abrir vagas de emprego para beneficiários do Bolsa Família