Calendário CadÚnico: veja quem deve atualizar inscrição até outubro

Os processos de atualização estão em andamento desde 8 de fevereiro e englobam 8 milhões de famílias.

Os prazos de atualização de informações sofreram mudanças no calendário do CadÚnico. O banco de dados, responsável por definir os contemplados de programas sociais do governo federal, recebeu uma prorrogação da data limite de revisão cadastral, que agora vai até o dia 14 de outubro.

continua depois da publicidade

Por meio da prorrogação, torna-se possível diminuir a fila de famílias aguardando para receber o novo Auxílio Brasil, de R$ 600. Deste modo, mais grupos podem atualizar seus dados e evitar o cancelamento da inscrição da família no programa social.

Caso contrário, o benefício será bloqueado, no caso de quaisquer inconsistências no cadastro. A revisão cadastral é o processo de solicitação à família de atualização de seus registros no CadÚnico.

É essencial fazer a revisão caso o grupo esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração, ou precise atualizar dados antigos em casa de mudança na renda, endereço, composição familiar e situação de trabalho.

continua depois da publicidade
Leia também

De maneira excepcional devido aos impactos da pandemia, o ministério escalonou o processo de revisão deste ano de maneira diferente. Apenas as famílias que atualizaram seu cadastro pela última vez em 2016 ou 2017 devem fazer a atualização.

Enquanto isso, as com verificação pela última vez em 2018 e 2019 só serão convocadas nos próximos anos. O prazo teria vencido, originalmente, no dia 15 de julho. Enquanto isso, quem estava em averiguação cadastral deveria ter realizado a atualização até o dia 12 de agosto. O prazo para esse público, que também havia sido prorrogado, já se encerrou.

continua depois da publicidade

Averiguação cadastral

Diferentemente da revisão cadastral, a averiguação faz uma verificação das informações do CadÚnico, com base nas informações contidas em outros registros administrativos federais.

Por meio do cruzamento de dados, caso identificadas inconsistências, é necessário que a família comprove que ainda é elegível para receber o Auxílio Brasil.

Mais sobre o calendário CadÚnico

Os processos de atualização estão em andamento desde 8 de fevereiro e englobam 8 milhões de famílias.

As unidades familiares que precisam atualizar seus dados no caso do vencimento dos dois anos ou por conta de alterações, caso tenham sido convocados para averiguação, devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou a um posto de atendimento do CadÚnico do município de residência.

continua depois da publicidade

A revisão é essencial para garantir que as informações registradas no Cadastro Único seguem sendo a realidade das famílias, bem como mantenham a qualidade. Por meio dela, parcelas de benefícios como o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão ser recebidas.

Os grupos cadastrados no CadÚnico podem conferir se seus dados estão atualizados por meio do aplicativo, que também informa se a família deve fazer a revisão cadastral ou está sob averiguação. Vale lembrar que, caso os registros não sejam regularizados, os membros serão excluídos do banco de dados a partir de julho de 2023.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade