Calendário abono PIS/Pasep 2021 será antecipado para todos os trabalhadores?

O abono PIS/Pasep do ano-base de 2021 ainda não foi pago pelo governo federal. Ideia Legislativa quer repasses ainda em 2022.

Em 2022, o governo federal liberou os depósitos do abono PIS/Pasep do ano-base de 2020. Em seguida, foi anunciado que o pagamento do ano-base de 2021 ficaria somente para 2023. Contudo, há uma Ideia Legislativa que pretende alterar o cenário e pagar o abono ainda em 2022.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Programa Integração Social (PIS) é pago ao trabalhador da iniciativa privada com carteira assinado, sendo repassado pela Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é voltado ao servidor público e pago pelo Banco do Brasil.

Calendário abono PIS/Pasep 2021: quando sairá os repasses

Geralmente, o abono PIS/Pasep de um ano-base é pago no ano seguinte. Exemplo: o ano-base de 2018 foi pago em 2019 e o ano-base de 2019 foi repassado ao longo de 2020.

Leia também

Contudo, com a pandemia, o ano-base de 2020 não foi pago em 2021, como deveria ter ocorrido. O governo utilizou os recursos para outros benefícios considerados emergenciais. Assim, o repasse só foi realizado em 2022.

continua depois da publicidade

Houve a expectativa de que o ano-base de 2021 também fosse pago em 2022, retirando o atraso provocado pela pandemia. Todavia, o governo federal apontou que o Orçamento Anual não previa dois pagamentos do abono para este ano.

Então, um cidadão decidiu criar uma Ideia Legislativa para que o abono PIS/Pasep de 2021 seja pago no segundo semestre de 2022. A proposta foi feita por Charlesson Campos, do estado do Maranhão.

A Ideia Legislativa é uma ferramenta que permite que qualquer pessoa sugira uma medida ao Congresso Nacional. Caso haja uma adesão de outras pessoas, ela pode ser analisada pelos senadores.

continua depois da publicidade

No caso, é necessário que a Ideia Legislativa atinja 20 mil apoios para se tornar Sugestão Legislativa e ir parar nas mãos dos parlamentares. No momento, o tema do abono PIS/Pasep conta com pouco mais de 8,6 mil apoios.

É preciso que o número mínimo seja atingido até o dia 14 de setembro de 2022. Qualquer pessoa pode apoiar a Ideia Legislativa por meio do portal e-cidadania.

Quem recebe o PIS/Pasep

O abono PIS/Pasep paga até um salário mínimo vigente ao beneficiário. Para obter o repasse é preciso cumprir as regras abaixo:

continua depois da publicidade
  • Estar inscrito no PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado no ano-base do PIS/Pasep por ao menos 30 dias;
  • Ganhar, em média, até dois salários mínimos;
  • Ser registrado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial;
  • Não ser empregado doméstico;
  • Não ser contratado por pessoa física.

É possível que o beneficiário do abono PIS/Pasep verifique os repasses por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) e no telefone 158 do Alô Trabalho.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade