Consulta do PIS pode ser feita pelo CPF; veja como fazer pela internet

Para fazer a consulta pela internet, só é preciso acessar o site do Meu INSS ou da Caixa. Serviço também está disponível por aplicativos e por telefone.

O Programa de Integração Social (PIS) é formado por uma série de benefícios e busca integrar o empregado do setor privado no desenvolvimento da empresa. O dinheiro da contribuição financia pagamentos como abono salarial e seguro desemprego, e o objetivo do programa é aumentar a renda de trabalhadores de baixa renda. Pelo fato de só ser utilizado em certas situações, é comum que o número seja esquecido por seus beneficiários. Mesmo assim, existe a possibilidade de consultá-lo pelo CPF.

continua depois da publicidade

A geração do número do PIS ocorre ainda no primeiro emprego do trabalhador. Normalmente, ele é anotado na Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão ou em extratos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Também é possível obtê-lo em qualquer agência da Caixa, mas a consulta pode ser feita sem sair de casa, desde que com o CPF.

É comum que o PIS apareça como PIS/Pasep ou NIT/PIS. O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é oferecido aos funcionários públicos. Já o NIT é apenas o Número de Identificação do Trabalhador, em substituição do PIS/Pasep.

Como consultar o PIS por meio do CPF?

Leia também

Existem várias formas diferentes que possibilitam a checagem do programa. Uma das mais simples de consultar o PIS pelo CPF é por meio do site Meu INSS, que centraliza diversos serviços, incluindo o PIS e seu tempo de contribuição.

continua depois da publicidade

1. Pela internet

Para fazer a consulta PIS é simples: só é necessário acessar o portal do INSS, fazer o login ou o cadastro. Por meio do cadastro, após preencher os dados solicitados, é preciso fazer o login novamente. No canto superior direito, por meio dos dados do usuário, é possível conferir o nome, CPF e o NIT/PIS.

A consulta pela internet também está disponível por meio do site da Caixa. Só é preciso fazer o login e informar o número do CPF.

continua depois da publicidade

2. Por aplicativos

Os aplicativos que permitem a consulta do programa são o do app FGTS, da Carteira de Trabalho Digital e por meio do Caixa Trabalhador ou Caixa Tem. Em todas as opções, só é necessário fazer o login ou informar dados como o CPF.

3. Por telefone

Da mesma forma, para fazer a consulta por telefone é preciso ligar para o número da Previdência Social (135) e informar o CPF. Após selecionar a opção 5, um responsável irá confirmar os dados cadastrais e ditar o número do PIS. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Já a Caixa também oferece a informação por meio do serviço Caixa Cidadão, telefone 0800-726-0207. O atendimento eletrônico está disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade