Prova de vida do INSS continua sendo obrigatória para segurados?

A partir deste ano, a prova de vida do INSS será feita por meio de análise na movimentação de dados dos segurados nas bases do governo.

Aposentados e pensionistas da Previdência Social não serão mais os responsáveis por realizar a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Pelas novas regras, os segurados não são obrigados a fazer a prova presencialmente num posto de atendimento da Previdência.

continua depois da publicidade

A mudança no formato do procedimento foi informada em fevereiro deste ano, após suspensão da comprovação em 2020 e 2021. Anteriormente, os beneficiários precisavam comprovar estarem vivos para continuar recebendo os valores mensais.

Agora, o Instituto usará informações de diferentes bases de dados como forma de verificação. Ou seja, as atividades realizadas pelos segurados servirão como prova de vida para o INSS. Por exemplo, presença na última votação, vacinação contra a COVID-19, solicitação de empréstimos e declaração do Imposto de Renda.

O procedimento serve para evitar fraudes e fazer a manutenção dos pagamentos, garantindo que os valores estão indo para as mãos certas. A adequação ao novo sistema da prova de vida do INSS deve encerrar em 31 de dezembro. Até lá, os segurados terão seus benefícios sem nenhuma interferência.

continua depois da publicidade
Leia também

Como fazer a prova de vida do INSS?

Apesar de não ser mais obrigatório realizar a prova de vida do INSS nas agências, os segurados precisam ficar atentos a alguns sinais. Caso não haja nenhuma movimentação do segurado nas bases de dados federais, este será notificado no mês de seu aniversário para fazer comprovar que está vivo.

A partir de 2023, quem receber o aviso e não realizar o procedimento poderá ter a aposentadoria bloqueada. Sendo assim, uma boa maneira de evitar a perda dos valores é acessando o portal Meu INSS. Nele, aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida, seguindo os passos abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Fazer login com CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
  2. Clicar no ícone "Prova de vida". A plataforma irá informar se você está apto para a comprovação;
  3. Baixar o app do Gov.BR;
  4. Clicar no botão "Iniciar a prova de vida";
  5. Selecionar "Autorizações" e depois em "Autorizar";
  6. Responder a pergunta que aparecer na tela;
  7. Liberar a câmera do celular e captar uma foto do seu rosto conforme as instruções para validar a biometria facial.

Vale ressaltar que quem tiver conta ouro no Gov.BR, que exige biometria facial, já terá o acesso à plataforma considerado como prova de vida do INSS. É importante lembrar também que, até o fim da adaptação do órgão às novas formas de verificação, os benefícios não poderão ser suspensos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade