Auxílio Gás, com novo valor, será liberado no mês de agosto. O benefício social, que atende cerca de 5,4 milhões de cidadãos bimestralmente, voltará a fazer repasses no próximo mês.
O Auxílio Gás considera o valor médio do botijão de gás de cozinha de 13kg para promover os repasses. Até dezembro de 2022, os valores corresponderão a 100% da média nacional.
Os repasses são modificados com base na média de preços divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Com as mudanças no programa, a diferença é que, a partir de agosto, os beneficiários terão direito ao valor médio completo referente ao gás de cozinha, e não apenas 50% como antes.
Auxílio Gás: consulta pelo CPF
Antes de iniciar o depósito dos valores correspondentes, o Ministério da Cidadania (MC) checa os perfis dos beneficiários para saber se ainda estão elegíveis. Por isso, é importante manter seus dados no CadÚnico sempre atualizados.
Isso quer dizer que o beneficiário do mês de junho não terá, necessariamente, os valores liberados no mês de agosto. Para saber se continua elegível ao Auxílio Gás, é preciso realizar consulta, informando o CPF nos seguintes canais de atendimento:
- Aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS;
- Aplicativo do Caixa Tem, disponível para Android e iOS;
- Central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número de telefone 111; ou
- Central de atendimento do MC, no telefone 121.
Em qualquer um dos casos listados, será necessário informar o CPF e NIS para obter as informações sobre o benefício. O Auxílio Gás continuará sendo pago bimestralmente.
Em 2022, estão previstos depósitos para os meses de agosto, outubro e dezembro. Lembrando que as mudanças do valor somente serão válidas até o final deste ano.
Calendário Auxílio Gás é antecipado em agosto
Conforme a Portaria 797, publicada no Diário Oficial da União, o valor a ser pago será de 100% da média nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo até o final de 2022.
O calendário do Auxílio Gás segue cronograma do Auxílio Brasil. Por isso, como houve antecipação dos pagamentos, os valores serão liberados da seguinte maneira:
- Beneficiário com NIS final 1: 9 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 2: 10 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 3: 11 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 4: 12 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 5: 15 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 6: 16 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 7: 17 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 8: 18 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 9: 19 de agosto de 2022;
- Beneficiário com NIS final 0: 22 de agosto de 2022.
No mês de junho, o valor do benefício era de R$ 53, sendo que 5,68 milhões de famílias receberam o Auxílio Gás, totalizando um repasse de R$ 301,2 milhões pelo Governo Federal.