14º salário INSS: será necessário fazer cadastro para receber o abono?

Projeto de lei que cria o 14° salário do INSS ainda está em tramitação e não inclui todos os segurados da Previdência Social. Entenda.

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem receber duas parcelas 14° salário o projeto de lei (PL) 4367/20 for aprovado. O texto está, atualmente, tramitando na Câmara dos Deputados e, depois, deve ser enviado para o Senado Federal.

continua depois da publicidade

A ideia é garantir um pagamento extra para os segurados que tiveram seus 13° salários adiantados nos dois primeiros anos de pandemia (2020 e 2021). As cotas terão o mesmo valor de até dois salários mínimos vigentes. Caso o repasse seja liberado ainda em 2022, o teto será equivalente a R$ 2.424.

14° salário do INSS precisa de cadastro?

De acordo com o PL, os segurados da Previdência não precisarão fazer nenhum tipo de cadastro ou solicitação prévia. O 14° salário do INSS, se for aprovado, será pago automaticamente para os aposentados e pensionistas que já tenham direito ao 13° salário. Ou seja, nem todos os beneficiários do órgão terão direito às parcelas.

Sendo assim, o pagamento extra deve ser feito para quem recebe:

continua depois da publicidade

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não está incluído na lista do 14° salário do INSS por não se enquadrar como aposentadoria. Vale ressaltar que, pelas regras, o pagamento será de:

  • Um salário mínimo para quem recebe benefício de um piso nacional por mês;
  • Um salário mínimo mais parcela proporcional para quem recebe benefício de valor superior ao piso nacional por mês. A quantia máxima deverá ser equivalente a dois salários mínimos, não podendo ultrapassar este teto.

Quando o 14° salário do INSS será aprovado?

Apesar de ser um repasse que vem sendo discutido desde 2020, ainda não há previsão de quando o 14° salário do INSS será liberado. Isso porque ainda faltam algumas etapas para a aprovação do texto. No início de 2022, havia uma previsão de que a primeira parcela seria paga no mês de março.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a segunda cota deveria ser transferida em março de 2023. Contudo, o PL não recebeu todos os pareceres favoráveis em tempo hábil e uma nova estimativa não foi definida. Até agora, três comissões da Câmara dos Deputados deram o aval:

  • Seguridade Social e Família (CSSF);
  • Finanças e Tributação (CFT); e
  • Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

O próximo passo é a análise das Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP). Se o 14° salário do INSS for aceito em todas as instâncias, será enviado para votação no Senado Federal. Por último, o texto deve ser encaminhado para sanção presidencial.

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.