Novo abono PIS/Pasep já está confirmado; veja quem terá direito

O abono salarial referente ao ano-base 2021 está confirmado, mas o calendário de pagamento ainda será definido pelo Governo Federal, seguindo as regras comuns.

O novo abono PIS/Pasep consiste no pagamento com ano-base de 2021, que originalmente deveria ter sido pago em 2022. Entretanto, o cronograma está atrasado desde o ano passado, com os repasses sendo postergados para compensar e realizar as transferências aos trabalhadores que estão aguardando os valores.

continua depois da publicidade

Neste sentido, a previsão é que o abono PIS/Pasep referente ao ano de 2021 seja pago somente em 2023, mas essa alteração ainda precisa ser confirmada pelas instituições responsáveis. Até o momento, inclusive, não há previsão do pagamento do outro abono salarial, que será relativo ao ano de 2022.

Como irá funcionar o pagamento?

Com a confirmação do abono salarial PIS/Pasep referente a 2021, ainda é necessário aguardar o calendário específico, a ser definido pelo Governo Federal. Entretanto, as regras de elegibilidade seguem inalteradas.

Leia também

Sendo assim, estão aptos a receber o abono salarial todos os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos. Além disso, é fundamental ter trabalhado por 30 dias no ano-base, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, no valor vigente no território nacional.

continua depois da publicidade

No geral, o valor do abono salarial varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados com carteira profissional assinada, especificamente no ano-base de referência dos pagamentos. Portanto, somente os trabalhadores que atuaram durante os 12 meses irão receber o valor integral.

Para calcular o valor a ser recebido, basta dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. Se o profissional tiver atuado durante um mês, por exemplo, a quantia do abono salarial será de R$ 101.

continua depois da publicidade

Como consultar o abono salarial?

Os trabalhadores podem consultar o abono salarial através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que também informa o calendário de pagamentos, quantas parcelas foram liberadas e outras informações importantes.

Além disso, a consulta pode ser realizada pelo aplicativo Caixa Tem ou Caixa Trabalhador, através do login com CPF e senha, ou com a realização do cadastro com dados pessoais.

Também é possível consultar as informações do abono salarial por meio do Portal GOV.br, através de login e senha com o CPF cadastrado no sistema. Após acessar o portal, clique na aba “Benefícios” na parte inferior da tela e busque por abono salarial.

continua depois da publicidade

Para realizar a consulta através do telefone, pode-se entrar em contato com a Central Alô Trabalhador pelo número 158, diretamente na Central de Atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.

Ao entrar em contato com o atendente, informe o CPF e outras informações pessoais para confirmar a sua identidade e garantir segurança ao processo. Por fim, basta informar o benefício a ser consultado e aguardar a resposta.

A Caixa Econômica Federal ainda oferece atendimento telefônico pelo número 0800 726 0207 e mais canais de contato por meio do site da instituição.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade